Agricultores familiares de três municípios da Região Norte de Alagoas serão beneficiados, na próxima semana, com o início das compras do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Compra Direta Local com Doação Simultânea.
O programa será instalado nos municípios de São Luis do Quitunde e Matriz do Camaragibe, na segunda-feira (19), e em Jacuípe, na terça-feira (20). Ao todo, serão investidos mais de R$ 160 mil na compra da produção da agricultura familiar nos três municípios.
Os recursos para o programa são oriundos de um convênio entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), e a União, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Em São Luis do Quitunde, 14 agricultores foram cadastrados para fornecer ao PAA. Em Matriz do Camaragibe, serão 10 agricultores, e em Jacuípe serão 13 produtores familiares. Todos eles vão fornecer seus produtos uma vez por semana.
Após a entrega na Central de Compras do PAA, instalada em parceria com as Prefeituras Municipais, os produtos são separados pelos técnicos extensionistas da Seagri e enviados para as entidades assistenciais beneficiadas.
De acordo com o coordenador estadual do PAA, Josemário de Medeiros, cinco entidades de Matriz do Camaragibe vão receber os produtos. “Elas atendem a mais de 1.400 pessoas”, salientou. Ainda segundo ele, em Jacuípe os produtos vão ser enviados para 12 entidades, que atendem a 1.190 pessoas em situação de insegurança alimentar. Em São Luis do Quitunde serão beneficiadas 818 pessoas de cinco entidades.
“Com o PAA Compra Direta Local, tanto os recursos investidos quanto os alimentos ficam no próprio município, e isso é bom para a economia local, pois o agricultor vai ter mais dinheiro no bolso, vai movimentar outros setores, o comércio, os serviços. Todo o município sai ganhando. É determinação do governador Teotonio Vilela apoiar o pequeno agricultor não só a produzir, mas também a comercializar”, complementou Dantas.