Brasília – Na entrevista à jornalista Patrícia Poeta, a presidente Dilma Rousseff cunhou a frase que deve servir à reflexão de todos. Disse a presidente:
- Não vamos demonizar a política.
Tem razão. Antes dela, o pensador e escritor alemão Bertold Brecht já havia relatado sobre o ignorante político, que pensa estar imune aos efeitos da política apenas porque “não gosta de política”.
Pois goste ou não; vote ou não; queira ou não, todos nós somos geridos pela política e quem diz o contrário não é só “ignorante político”, é também burro-cego, pois não quer entender nem enxergar o que está à vista.
Ou a prazo.
Somos animais políticos e isto alguém já tentou explicar a manifestação de Aristóteles como sendo pelo fato de “morarmos na polis”.
Conversa. Aristóteles nunca se explicou assim e ao afirmar que somos animais políticos ele ( Aristóteles) quis mostrar que respiramos política 24 horas e é verdade. Até quando dormimos estamos fazendo política.
Não vamos demonizar a política porque ao demonizá-la estamos referendando às ações dos marginais políticos, que roubam e matam.
A política não é coisa do demônio, mas não podemos evitar que o demônio também se meta na política porque é da índole do demônio se meter em tudo.
Mas, com certeza, podemos evitar que o demônio permaneça atentando na política. Para isso, basta não calar nunca e votar sempre.