O ministro da Economia italiano, Giulio Tremonti, prometeu neste domingo cumprir os compromissos orçamentários da Itália depois que o Banco Central Europeu aumentou a pressão sobre o governo de centro-direita por ação.
Tremonti, sob crescente pressão para apresentar um plano crível para cumprir a promessa de equilibrar o orçamento até 2013 e reduzir a dívida da Itália de 1,9 trilhão de euros, disse em uma conferência empresarial na cidade de Cernobbio, no norte do país, que a meta seria alcançada. No entanto, ele admitiu que um pacote de medidas apresentado no Parlamento em agosto, e atualmente sob revisão, estava incompleto.
"Quando você toma medidas em quatro dias você pode errar, é verdade", disse. O fórum anual Ambosetti neste final de semana em Cernobbio, às margens do Lago Como, trouxe dúvidas crescentes sobre o pacote de austeridade de 45,5 bilhões de euros, depois de uma semana de pressão crescente do mercado sobre os títulos do governo italiano.
Tanto o presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, quanto o presidente Giorgio Napolitano, pediram uma ação imediata após as amplas críticas pelo modo casual em que o plano estava sendo manejado.
Marco Tronchetti Provera, presidente da fabricante de pneus Pirelli, um dos ícones da indústria italiana, disse que o discurso de Tremonti na conferência foi claro, mas que não havia eliminado dúvidas sobre a gravidade da situação. "Repito que quem não está preocupado com esta situação está cometendo um erro", disse a repórteres.
O presidente da Confindustria, a maior federação patronal da Itália, também mirou o governo durante a conferência, dizendo que os planos apresentados até agora não fizeram o bastante para estimular os índices de crescimento anêmicos do país.