Como ele desabafou ao EGO em entrevista esta semana, a experiência de ter feito o papel de cigano Igor em “Explode Coração” há 15 anos foi traumática. Mas ao estrear no cinema em 2011, interpretando um surfista no filme “Surferssauros - Tubarões de Copacabana”, Ricardo Macchi diz ter recuperado sua autoestima como ator.

“Fiquei feliz em ter ganhado elogios sinceros dos colegas, da direção e de todos os envolvidos. (...) Todos que viram o filme se mostraram surpresos e fizeram o mesmo comentário: o de que eu estava muito bem”, disse Ricardo, por email.

No filme, Ricardo é um professor de surfe quarentão que há vinte anos vive da mesma forma, sem compromissos e superficialmente. Ao reencontrar os amigos surfistas da juventude, o grupo relembra as experiências do passado e vive novas situações.

Em cenas onde aparece sem camisa, Ricardo exibe o corpo definido, graças a muito esporte

– ele é constantemente visto jogando futevôlei e futebol na praia. Mas após viajar pelo mundo, morar na Europa e frequentar as melhores festas do eixo Rio-São Paulo, o ator de 41 anos, que começou a carreira como modelo ainda adolescente, não acredita na máxima de que “a vida começa aos 40”.

“Sinceramente, sabe qual a vantagem em ficar velho? Nenhuma”, diz Ricardo, que afirma ter vivido intensamente a juventude e que ainda continua o mesmo, apesar da falta de sono e da diminuição da visão de perto.

“Gosto de ter a cabeça pronta pra respirar fundo e depois agir. Isso sim, é bom, ter calma e saber que não sei nada de nada. Quando somos muito jovens, sempre achamos que sabemos como lidar com as coisas. Hoje compreendo que não sei de nada!”, filosofa.

O filme “Surferssauros - Tubarões de Copacabana”, de Rosario Boyer, tem estreia prevista para o verão 2012 e tem também no elenco Raul Gazolla, Rafael Almeida e Rayanne Morais, namorada de Latino.