Ontem, dia de festejar a amizade. Hoje, dia de reforçar o compromisso. Sempre, dia de reforçar o coro: queremos uma advocacia grande, respeitada, com presença na sociedade comprovando nossa atuação essencial em favor da cidadania.
Nas escolas e no ensino de Ciências Jurídicas queremos dignidade em ensino, pesquisa e extensão, com formação real de profissionais aptos a encarar o desafio de defender a sociedade quando a Lei sofre afronta.
Nas varas e comarcas, nos tribunais, queremos que nossas prerrogativas jamais sejam colocadas de lado, sequer em dúvida. É nosso direito, legal, justo, primordial para nossa atuação. Servidores públicos de nenhum nível hierárquico são superiores à Lei. Por isso, desrespeito às prerrogativas é avanço contra a legislação. “Tapa na cara” de nossa dignidade laboral.
Também queremos agilidade da justiça. Quem atrasa não é o advogado! Não somos responsáveis pela demora nas sentenças! Atraso que tem custo, com todos os brasileiros pagando a conta da morosidade um Brasil de judiciário lento, moroso, paquidérmico. São milhões os cidadãos injustiçados pela justiça que tarda e que, por isso, é nocivamente injusta.
Precisamos ser remunerados de forma justa, compatível a nossa formação e tarefa especializada. Tanto quando somos funcionários. Nada contra o salário mínimo, mas oferecer este “vencimento” ao um advogado ou advogada é um deboche. E dois salários? Deboche travestido de incremento!
O magistrado deve decidir, com base nos autos, quem está com a razão diante da Lei. Não dizer quanto o advogado ou a advogada vai receber de honorário. Um absurdo esta prática! Seria ótimo se pudéssemos dizer quanto alguns juízes merecem receber por sua “devoção” ao trabalho. Sem generalização!
Exame de Ordem é fundamental. É modo de seleção e de proteção de nossa categoria. Sem o Exame, teríamos não uma inflação de advogados, mais uma metástase de despreparados rebaixando nossa profissão. Quem estuda, passa! Simples! Tratemos do tema sem sermos passionais ou tendenciosos.
Ontem, dia de festejar a amizade. Em nossa festa, quantas manifestações de carinho de amigos, ex-alunos, companheiros de luta! Emocionante! Eu, escriba que não tem medo de “cara feia”, que procura ser intransigente na defesa da advocacia, que não busca jamais recuar em defesa da legalidade, que tem compromisso com a sala de aula como professor, fico por demais feliz!
Nesta semana do advogado e da advogada, faço do hoje um dia de assinalar meu empenho e de se sempre me posicionar contra o retrocesso dos que nacionalmente intentam minimizar a advocacia.
No twitter é @weltoroberto