Advogados e Advogadas de Alagoas,

Onze de agosto, dia do advogado e da advogada, guerreiros e guerreiras a lutar pela dignidade, pelo Estado Democrático de Direito, pelo fim do arbítrio e pelo império da Lei.

Entretanto, apesar de muito termos para comemorar, é fato que muito temos a avançar e a empreender. A oportunidade de nos congratularmos é o momento de nos unirmos em prol de nossa profissão, ameaçada por movimentos maléficos a nossa soberania, que desdenham de nossa essencialidade, que buscam aviltar nossa missão social.

Um destes movimentos é aquele que procura desrespeitar, de forma ilegal e absurda, nossas PRERROGATIVAS PROFISSIONAIS. São juízes, promotores, procuradores, delegados, agentes públicos de toda ordem que intentam ignorar nosso DIREITO DE ATUARMOS EM DEFESA DA LEI e amparar nossos clientes.

Outro movimento é aquele que nos ameaça com o REBAIXAMENTO DE NOSSOS HONORÁRIOS QUANDO ESTES SÃO ARBITRADOS POR JUÍZES. Nosso trabalho tem valor, porém assistimos a um espetáculo grotesco de magistrados diminuindo e minimizando a justa retribuição a que temos direito EM VIRTUDE DE NOSSO TRABALHO HONESTO E CIDADÃO.

Mais um: o movimento que quer BANALIZAR NOSSA PROFISSÃO BUSCANDO EXTINGUIR O NECESSÁRIO EXAME DA OAB. Jamais podemos compactuar com este escárnio. Não se trata de mera reserva de mercado, e sim de GARANTIR RECONHECIMENTO A NOSSO PAPEL PROFISSIONAL ESPECIALIZADO, avalizado pelo justo Exame de Ordem.

Parabenizo os colegas e as colegas, bravos advogados e advogadas de Alagoas.

Todavia, neste 11 de agosto, a defesa destes ideais e de outros em prol de nossa categoria deve ser nossa bandeira.

Comemoremos a disposição imensa que temos para esta luta, sempre unidos, em prol de nossa advocacia!

Muito obrigado!

Welton Roberto
Conselheiro Federal da OAB
No Twitter: @weltonroberto

 

 

PS.: nesta semana especial em que comemoramos nossa data (11 de agosto, Dia do Advogado), farei posts diários sobre nossos desafios e sobre nossa missão de advogar!