Para alinhar as ações, atividades, índices e necessidades, a Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur-AL) realizou, hoje (03), o I Fórum dos Secretários Municipais de Turismo. O encontro aconteceu no Centro de Convenções de Maceió e contou com a presença dos representantes dos municípios considerados turísticos.

No primeiro momento a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, explicou a importância da ocasião. “O trabalho da Setur-AL precisa do esforço dos municípios, o Estado tem uma grande preocupação para o desenvolvimento e funciona como grande articulador para estreitar a rede que só qualifica a atividade turística”, afirma. E explicou: “Aqui vamos apresentar um panorama do turismo no Estado para aproximar os municípios das atividades realizadas pela Setur, além de entendermos as reais necessidades de vocês”.

O desenvolvimento do setor nos últimos quatro anos foi comprovado com os índices apresentados pela secretária. Depois de explicar o funcionamento dos eixos estruturantes de trabalho da Setur-AL: produtos, investimentos e marketing, a secretária mostrou os dados do setor como: ocupação hoteleira, fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, número de cruzeiros da última temporada, novos empreendimentos hoteleiros nos últimos anos, dados de empregabilidade, entre outros.

Cada setor, responsável por um eixo estruturante da atividade turística em Alagoas, foi apresentado aos municípios. O primeiro foi o setor de investimentos, que é responsável pela captação de investimentos, acompanhamento do processo de implantação e instalação de novos empreendimentos, além de estudos e pesquisas. Segundo Marcos Pradines, superintendente de investimentos da Setur-AL, o setor funciona como interlocutor.

Nas ações recentes da Superintendência de Investimentos está o censo hoteleiro – que está em processo de finalização – e foi realizado em todo o Estado. “A principal ideia é que exista um banco de dados com informações que possam subsidiar projetos e fundamentações. O censo abordou questões como: quantidade de empreendimentos por região, tempo de existência do empreendimento, Unidades Habitacionais (Uh’s), taxa de ocupação, taxa de permanência, origem dos turistas e dificuldades”, explicou Pradines.

Na apresentação, Pradines destacou que Alagoas tem um forte mercado interno. “Temos que captar mais público interno”, garantiu.

Já dentro das atuais ações do marketing da Setur-AL, foi destaque a nova campanha “Bem que você poderia estar aqui” e as placas de sinalização, com placas que identificarão cada município turístico. De acordo com Fernanda Tognon, diretora de marketing da Setur-AL, outras ações são realizadas pelo setor. “Participamos anualmente de eventos, como feiras e workshops, além de realizarmos eventos, como o Alagoas o ano todo. Captamos mercados emissores de turistas, nacionais e internacionais, além de realizarmos famtours para agentes de viagens conhecerem o nosso destino”, disse.

Cadastur - O Sistema de Cadastro de Serviços Turísticos (Cadastur) do Ministério do Turismo foi apresentado pela coordenadora de regional de serviços turísticos, Rosário Passos. “O Cadastur está inserido no Plano Nacional do Turismo e faz parte da LEI 11.771/2008. Esse sistema fiscaliza, regulamenta e cadastra”, afirma Rosário.

Todos os prestadores de serviços turísticos devem ter esse cadastro, sejam, agências de viagens, guias, transportadoras, meios de hospedagem, entre outros. Rosário destacou uma ação recente do Cadastur: a aplicação do selo Cadastur em todos os estabelecimentos como identificador dos locais regularizados no MTur.

A coordenação regional de serviços turísticos é considerada a melhor do Brasil pelo Ministério do Turismo, devido aos cadastros realizados em 2010. Até julho de 2011 existem 621 empresas cadastradas em Maceió e interior.

Para Rosário, é importante ressaltar que a verba descentralizada do Ministério do Turismo só é conquistada através do número de cadastros efetivados no Estado. “Quanto mais locais regularizados, maior a possibilidade de receber essa verba que vai contribuir no desenvolvimento do setor turístico em Alagoas”, assegura.

Fórum Estadual de Turismo - Já o setor de Produtos e Destinos, demonstrou algumas de suas atividades, como: a criação de novos roteiros, estruturação do Fórum Estadual de Turismo, programas envolvidos e projetos em andamento.

Alguns dos roteiros integrados desenvolvidos pela Setur-AL são: Roteiro da Civilização do Açúcar e Caminhos do Imperador, que segundo Jair Galvão, coordenador especial, funcionam como um cardápio, com diversos atrativos formatados para o turista.

Outro assunto abordado foi o Fórum Estadual de Turismo, que foi apresentado no novo formato, com as cinco câmaras temáticas de discussão: regionalização e segmentação, infraestrutura, capacitação, meio ambiente e marketing e promoção.

A regionalização também foi mostrada. Em Alagoas, existem 7 regiões turísticas que participam desse programa do Ministério do Turismo, são elas: Sertão, São Francisco, Celeiro das Tradições, Quilombos, Costa dos Corais, Metropolitana e Lagoas e Mares do Sul.

No final do encontro, foi entregue um questionário que aborda várias questões sobre o turismo local e que identificará as necessidades turísticas nos municípios. O prazo para entrega do questionário pelos municípios foi de até 10 dias. Mais de 15 municípios estavam presentes.