Curitiba – Apesar de você que não cuida de Maceió; que não cuidou de Alagoas; que gasta dinheiro à toa – dinheiro público, claro; apesar de você, meu preclaro corrupto e sanguinário, que faz de nós otário...apesar de você eu tenho orgulho de ser alagoano.
Deu-se o seguinte:
Na sexta-feira 29 eu saí de Porto Alegre com o amigo gaúcho Carlos Alberto, o filho dele Lucas e a nora Andressa, de volta para Curitiba. Chovia muito;e choveu até depois da divisa com o Paraná, mas a velocidade era constante à base de 100 quilômetros por hora, porque a rodovia, eu já falei, é conservada, sinalizada e segura – e graças à privatização.
Detalhe: em Porto Alegre você não paga pedágio para entrar; só paga para sair.
Pois bem; e deu-se o seguinte: ao passarmos pelo município gaúcho de Sombrio, antes da divisa com Santa Catarina, nós sintonizamos a FM Sombrio 105.5, cujo locutor super –animado anunciava assim a promoção para o Dia dos Pais:
- No Dia dos Pais dê para o seu pai o melhor: uma viagem para Buenos Aires ou Maceió.
Confesso que senti um orgulho danado. E todos no carro concordaram; o Carlos, que tem parentes em Maceió e conhece reforçou o orgulho:
-Tem (Maceió) as praias mais bonitas que eu já vi.
Lembrei-me de uma entrevista do cantor norte-americano Bill Powal, ao responder em inglês a pergunta sobre as cidades que mais lhe chamou a atenção – e uma delas foi Maceió. Bill Powal esteve em Maceió no começo dos anos 1990 e foi entrevistado pelo jornalista e músico José Luiz Pompe.
Bill Powal se estendeu nos elogios a Maceió e disse que “a terra tinha muita água, e que ele adorava as águas”.
E apesar de você que não cuidou bem de Alagoas, tem gente ainda que não tem água. É triste e que o Bill Powal não saiba disso.
Mas, apesar der você que sucateou e desmontou Alagoas, apesar de você amanhã há de ser outro dia.