Maior evento de lutas da história do país, o UFC 134 vai muito além do octágono. Com uma marca avaliada em R$ 2 bilhões, o UFC Rio promete movimentar entre R$ 15 e R$ 50 milhões, no mês de agosto, quando será realizado. Os impactos mexem com diversos setores. Um deles é o turismo. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), 78% da rede hoteleira carioca estará ocupada na semana do evento, o que representa um aumento de 10% em relação à procura média por hospedagem na última semana de agosto dos anos anteriores.

Outro setor que contabiliza lucros exorbitantes é o comércio. Detentora do licenciamento dos produtos oficiais do UFC na América Latina, a Exim Licensing Group avalia que terá movimentado R$ 130 milhões, do início deste ano, ao final do verão de 2012.

- Inicialmente, projetávamos uma movimentação de R$ 80 milhões neste mesmo período, mas já vi que iremos superar essa estimativa. Acredito que chegaremos à casa dos R$ 130 milhões de produtos vendidos do início deste ano até março de 2012 - afirma Marcus Macedo, diretor Geral da Exim, que diz que o Brasil é o principal consumidor de produtos do UFC na América Latina. - Observamos que o UFC tem um ótimo potencial de marca, atrelada, não só aos eventos, mas a um estilo de vida. O Brasil abraçou bem esse estilo, já que muitos lutadores são daqui - analisa ele, que diz também que Colômbia, Chile e Argentina vêm aumentando o consumo dos produtos licenciados.

Os produtos vão de peças de vestuário a pequenos acessórios, como chaveiros e pen drives, que são vendidos em lojas especializadas e no site oficial de vendas. Além dos produtos UFC, os consumidores podem encontrar ainda os produtos UFC Rio, produzidos única e exclusivamente para o inédito evento no Brasil.

- É a primeira vez que uma linha de produtos do UFC leva o nome da cidade onde o evento vai ser realizado. Começamos a comercialização deste material específico em julho e iremos até setembro. Temos 300 tipos de itens padronizados exclusivamente para o UFC Rio - revela Marcus Macedo.

Empolgado com o sucesso da empreitada, o executivo acredita que a marca UFC ainda não atingiu o seu ápice.

- Acho que o UFC veio para ficar na cultura do consumidor. Acredito que ainda vamos bater um pico desse consumo. Estamos próximos disso. Depois desse momento, teremos uma pequena queda, até a marca se estabilizar de vez - comenta ele.

Coordenador do curso de Gestão Financeira da FGV Management, Ricardo Teixeira afirma que o UFC Rio é uma grande oportunidade para consolidar de vez a cidade no calendário mundial dos grandes eventos, atraindo, consequentemente, novos investidores.

- Já estamos sediando os Jogos Mundiais Militares, vamos ter o UFC, e, depois, Copa do Mundo e Olimpíada. Esses eventos todos reforçam aquela imagem de que o Rio é um local onde as pessoas respiram esporte e prezam pela qualidade de vida. Isso é excelente para a economia e para o turismo, pois a grande maioria das pessoas querem conhecer um lugar como esse - destaca Teixeira.

Outro ponto a ser observado pelo economista é a credibilidade que a cidade passa por conta de sua capacidade de organizar eventos do porte do UFC.

- Sediar um evento como esse, sem dúvida, abre uma lacuna para o Rio ser procurado para receber futuros eventos da mais alta importância - opina ele.

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis também comemora a chegada do evento. De acordo com a regional do Rio de Janeiro da ABIH, 78% da rede hoteleira da cidade estará ocupada na semana do próximo dia 27 de agosto, quando acontece o evento. Esta taxa de ocupação representa um aumento de 10% em relação a uma média aproximada deste mesmo período em anos anteriores.

- Tem gente do Brasil e do mundo vindo para cá só por causa do UFC Rio. Isso é muito bom para a indústria hoteleria da cidade, pois, cada vez mais, nos solidificamos como um local capaz de receber pessoas para eventos de grande porte. O ano de 2011, está sendo muito importante para o Rio, porque já tivemos o show do Paul McCartney, vamos ter o UFC e ainda teremos o Rock in Rio. Vivemos um momento maravilhoso - afirma o presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes.

A venda de ingressos também representa outra grande fonte de renda do UFC. Somente na venda aberta pela internet, cerca de R$ 8 milhões foram arrecadados, com os 14 mil bilhetes vendidos em menos de duas horas. Apesar dos ingressos mais baratos já terem se esgotado, a organização do evento informa que ainda há entradas na agência de turismo oficial do UFC 134, apesar de cerca de 60% da carga deste tipo de ingresso já estar esgotada.

A empresa 4BTS, gestora dos pacotes para o evento, ainda tem ingressos disponíveis em seu site, os quais incluem passagem e hospedagem. Os preços variam entre R$ 1.540 e R$ 5.525.