Alagoas em primeiro. Pioneiro na iniciativa, o Estado de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL) lançou durante esta manhã,11, o selo Cadastur, no Hotel Ponta Verde. O selo foi produzido pela Setur – AL e para sinalizar a legalidade das empresas prestadoras de serviços turísticos, em Alagoas, que já possuem o cadastro no Ministério do Turismo.

Os outros empreendimentos turísticos, como bares, restaurantes, agências, hotéis e pousadas também receberão o selo. A Setur-AL está com calendário prévio para fixar o selo em todos os estabelecimentos que possuem cadastro no MTur- Cadastur.

A partir do dia 20 de julho, o calendário começa pela capital alagoana e segue pelos demais municípios que possuem empreendimentos prestadores de serviços turísticos.

Segundo Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo, o selo funciona como uma chancela. “Alagoas é o primeiro Estado a criar essa ferramenta de identificação dos empreendimentos turísticos que possuem cadastro no Ministério do Turismo. Quem tem o selo diz: eu participo, estou dentro da Lei Geral do Turismo, eu sou uma empresa formal e legalizada”, explica.

Ainda de acordo com Danielle, toda e qualquer empresa que exerça atividade turística deve se cadastrar no Cadastur do MTur, para ficar legal e apresentar credibilidade dos serviços e produtos aos turistas.

Para Maurinho Vasconcelos, diretor comercial do Hotel Ponta Verde, o primeiro empreendimento a receber o selo, é muito importante ter um selo que represente a legalidade no empreendimento.

A Setur-AL realizou, no início do ano, o censo hoteleiro, que está em tabulação e teve o objetivo de quantificar e qualificar os meios de hospedagem no Estado. Além disso, o censo também proporcionou- através das visitas presenciais - a regularização das empresas que não tinham o cadastro no Cadastur.

CADASTUR E CLASSIFICAÇÃO HOTELEIRA – O Ministério do Turismo trabalha com o cadastro de pessoas e empresas que prestam serviços turísticos, o conhecido Cadastur. O cadastro é gratuito e obrigatório. Já a classificação hoteleira, conhecida pelas estrelas, não é obrigatória. Mas, quem quiser se classificar, é preciso está cadastrado no Cadastur.