Para identificação, sinalização e nivelamento de informações entre o público final e o empresariado alagoano, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL) está lançando o selo de identificação do Cadastur nas empresas prestadores de serviços turísticos. O lançamento está marcado para às 10h30, na próxima segunda, 11, no Hotel Ponta Verde, que será o primeiro empreendimento a receber o selo.

O selo foi desenvolvido pela Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur-AL) e será fixado nos meios de hospedagens, agências de turismo, bares e restaurantes que tiverem o cadastro MTur. A inserção no MTur é realizada através do sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que prestam serviços turísticos, conhecido como Cadastur.

Esse sistema é executado pelo MTur através dos Órgãos Oficiais, no caso de Alagoas, quem atua é a Secretaria de Estado do Turismo por meio da Coordenação Regional de Serviços Turísticos. Para Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo, a sinalização nas empresas prestadoras de serviços turísticos com o selo do Cadastur é um grande avanço para o turismo de Alagoas e representa credibilidade na oferta de produtos e serviços.

A criação do selo Cadastur, segundo Rosário Passos, coordenadora regional de serviços turísticos, surgiu como forma de divulgar o Cadastur, aumentar o número de prestadores de serviços turísticos cadastrados e legalizados, além de prestigiar e dar maior visibilidade os prestadores nele inseridos e aumentar a participação do Estado de Alagoas no orçamento do Ministério do Turismo para a promoção da atividade turística.

Ainda para Rosário, o selo Cadastur identifica, valoriza e dá credibilidade às empresas devidamente cadastradas no Ministério do Turismo e que atuam de forma legal e regular, aumentando a sua credibilidade junto ao mercado turístico, além de esclarecer ao turista a certeza de que o prestador de serviços turísticos está operando de acordo com as leis brasileiras do turismo.

Já existe um calendário de visitas que serão realizadas por técnicos da Setur-AL às empresas prestadoras de serviços turísticos, a partir do dia 20 de julho. O calendário será iniciado com a capital alagoana, Maceió e depois segue pelas outras regiões onde existem empresas cadastradas.