Pensando no desenvolvimento do turismo sustentável no Estado, a Câmara de Meio Ambiente do Fórum Estadual do Turismo de Alagoas (Foretur-AL) apresenta para os integrantes da Câmara a estrutura do Projeto Orla, amanhã, 6 de julho, às 10h, no Centro de Convenções de Maceió na Sala Umbu. O objetivo é apresentar os resultados iniciais da fase de implantação nos municípios que receberam o projeto: Barra de São Miguel e Paripueira, para mobilizar o trade local e inserir os municípios das áreas costeiras nesse contexto.

O Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima - Projeto Orla - é uma ação conjunta entre o Ministério do Meio Ambiente, por intermédio de sua Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental (SMCQ), e o Ministério do Planejamento, no âmbito da sua Secretaria do Patrimônio da União (SPU/MP). E tem como objetivo buscar o ordenamento dos espaços litorâneos sob domínio da União, aproximando as políticas, ambiental e patrimonial, com ampla articulação entre as três esferas de governo e a sociedade.

A metodologia do projeto passa por várias fases: sensibilização, organização e integração de materiais, elaboração do diagnóstico e classificação da orla, proposição de cenários de uso e ocupação, proposição do Plano de Gestão Integrada para atingir o cenário desejado, aprovação e legitimação do Plano, institucionalização do Comitê Gestor local e implantação e monitoramento das ações propostas.

De acordo com Marcos Pradines, um dos responsáveis pela Câmara de Meio Ambiente do Foretur – AL, as informações do projeto e as principais demandas exigidas passam do saneamento ambiental e elaboração do plano diretor até projetos de urbanização, paisagísticos, organização e padronização de quiosques, definição de acessos, construção de passarelas elevadas, construção e implantação de equipamentos nas praias.

“Além de regularização fundiária, capacitação e fortalecimento comunitário, manejo de ecossistemas costeiros (dunas, restingas, falésias, matas ciliares e manguezais), ordenamento de atividades associadas à pesca e maricultura, sinalização, gestão de resíduos sólidos, controle e prevenção de erosão e ações para ecoturismo”, completa Pradines.

Segundo, Mell Bezerra, interlocutora do projeto pela Setur-AL, o Projeto Orla será levado em discussão no Foretur-AL para que os municípios possam se candidatar e assinarem o termo de adesão e compromisso.

Foram convidados a participar da apresentação, representantes dos municípios de: Paripueira; Barra de Santo Antônio, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Japaratinga, Maragogi, Maceió, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Roteiro, Jequiá da Praia, Coruripe, Feliz Deserto, Piaçabuçu e Penedo.