Sol e praia. Esse é o segmento âncora trabalhado pela Região Nordeste nessa 6ª edição do Salão do Turismo em São Paulo, que acontece de 13 a 17 de julho. E Alagoas, com o leque recheado de muitas belezas naturais, gastronomia, cultura e história, além do clima agradável e aconchegante, leva diversas novidades para divulgação, promoção e comercialização de seus produtos e serviços.

Além dos destinos: Litorais Norte e Sul, São Francisco, Quilombo e Civilização do Açúcar, a Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur-AL) vai apresentar os produtos turísticos adequados ao Programa Melhor Idade, de acordo com as orientações do Ministério do Turismo. A apresentação tem a parceria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL), Secretaria Municipal de Promoção do Turismo de Maceió (Semptur), Sebrae-AL, Associação dos Receptivos de Alagoas (Gral) e da Associação dos Clubes da Melhor Idade (ABCMI).

“Alagoas está entre os destinos mais procurados da melhor idade, pois é um estado tranqüilo e com diversas atrações. Visitar as cidades históricas de Marechal Deodoro, Penedo e Piranhas e conhecer os museus, igrejas; conviver com a hospitalidade do alagoano, degustar os sabores da diversificada gastronomia, admirar o artesanato, sentir a tranquilidade de cada lugar, além de descobrir que tudo é convidativo para aqueles que só querem aproveitar, da melhor forma, a sua melhor idade”, explica a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis.

A Região Nordeste, trabalhando em conjunto, através da Coordenação do Programa de Regionalização de Turismo do MTur no Nordeste, organizou uma sala de treinamento para apresentação dos projetos turísticos com foco no público final. Lá, Alagoas também tem seu espaço e divulgará seus roteiros para agentes de viagens e operadores.

Dentro da programação, Alagoas participa também de uma rodada de negócios com temas voltados para o Turismo GLS e Turismo Náutico. Outra novidade é a divulgação do destino com uma ferramenta inovadora: o jogo da memória, desenvolvido pelas superintendências de Marketing e Produtos da Setur-AL. Com ele, o público final vai interagir e também levar uma lembrança para casa conhecer os principais destinos do Estado. Segundo o diretor de produtos da Setur – AL, Renato Lobo, a perspectiva é que Alagoas consiga trabalhar três eixos: promover, divulgar e comercializar.

De acordo com Paulo Kugelmas, superintendente de Marketing da Setur-AL, “Alagoas estará presente no 6º Salão do Turismo, com toda a sua oferta turística na área institucional. A expectativa de divulgação para o público final é muito positiva, pois esse é um dos principais eventos do setor turístico brasileiro”, destaca.

Outra novidade do estande institucional de Alagoas é o Roteiro Integrado da Civilização do Açúcar (Rica-AL), que foi reestruturado e planejado para a comercialização, é um resgate da herança histórica da cultura canavieira e será apresentando no 6º Salão do Turismo. Desde o período colonial que nos antigos engenhos são encontrados: casarões, senzalas e capelas. Um retrato da fase áurea da civilização, da qual, mantém viva a tradição no preparo da rapadura e cachaça e utiliza-se o bagaço da cana como matéria-prima para confecção do artesanato.

Para a diretora de Produtos da Setur-AL, Mell Bezerra, o roteiro é um retrato da mistura do rústico e moderno, e faz ainda uma leitura da história antiga e com a atual .