O programa do Arranjo Produtivo Local (APL) de Turismo Lagoas e Mares do Sul tem contribuído para dinamizar pequenos negócios, transformando a vida de empreendedores da região. Na busca pelo crescimento e com iniciativa empreendedora, a pasteleira Rosilene da Silva, que era funcionária de uma padaria há três anos, decidiu mudar sua vidam investindo no próprio negócio. Com uma economia pessoal e com dinheiro da indenização, Rosilene não hesitou em ingressar no mundo dos negócios e investiu seus parcos recursos: R$ 1.500,00.

Com ajuda do esposo, José Lourenço, profissional da construção civil, iniciou a construção de seu restaurante no povoado de Massagueira em um terreno da família e ainda investiu em equipamentos para cozinha, produtos e contratação de uma cozinheira. “Quis mudar de vida e não pensei duas vezes em montar meu restaurante”, orgulha-se Rosilene.

Mesmo sem muita habilidade com pratos à base de mariscos e frutos do mar, Rosilene não desanimou. Contratou uma cozinheira experiente para dar suporte à sua cozinha e ampliar o cardápio para conseguir clientela e oferecer produtos de qualidade além de um cardápio variado da rica culinária alagoana.

“Com a ajuda da minha cozinheira fui aprendendo como preparar os pratos típicos da nossa região. Não foi tão difícil, em seis meses já estava preparando meus primeiros pratos e conquistando meus clientes”, orgulha-se Rosilene com um largo sorriso.

De um começo difícil, hoje a realidade de Rosilene é extremamente alentadora. Durante a realização do Festival Gastronômico realizado em 2005 em que teve a oportunidade de participar, Rosilene lançou no mercado um prato exclusivo da culinária local: a lazanha de camarão. “Sucesso absoluto e um prato disputado”, afirma.

Graças aos cursos ofertados pelo Programa APL Lagoas e Mares do Sul, promovidos pela Seplande em parceria com o Sebrae, Rosilene da Silva participou de vários cursos de capacitação como inovação de cardápio, manipulação de alimentos, redução de desperdício, atendimento ao cliente, associativismo e controle financeiro.

Prato exclusivo

Para sua clientela cada vez mais fiel, o restaurante de Rosilene ‘Ponto do Sabor’, em Massagueira, oferece um cardápio diferenciado e convidativo: camaraozada, peixada, sururu, massunim, além de doces, pudins e tortas para sobremesa e lazanha de camarão, seu prato exclusivo. “Tenho clientes fiéis e espontâneos e minha propaganda é boca-boca”, comemora Rosilene, destacando que não sabia que tinha vocação para a cozinha.

Para o consultor Geraldo Benício, o projeto de fomento que está sendo desenvolvido em Marechal Deodoro, o segundo do país, tem um grande diferencial em relação ao projeto piloto implantado em Brasília, na Vila Planalto. “O litoral Sul de Alagoas tem uma característica e um perfil mais convidativo por suas belezas naturais, pela cultura e por sua história”.

Segundo Benício, isso revela um cenário propício e já se torna uma referência como pólo gastronômico do país. “Aliado a tudo isso, o governo de Alagoas e o Sebrae vêm dando todo suporte necessário para o desenvolvimento da região e da cadeia produtiva, graças às ações implantadas pelo APL Lagoas e Mares do Sul”, reconhece o consultor.

O projeto “Marechal Deodoro-Gastronomia e Cultura”, uma iniciativa entre o Ministério do Turismo e o Instituto Cultural e Educacional do Paraguaçu, vai possibilitar mais oportunidades para os empresários dos setores de hotéis, pousadas, restaurantes, bares e embarcações que visam melhorar a qualidade dos produtos e serviços à clientela.

Estão inseridos no território do APL Lagoas e Mares do Sul os municípios de Maceió (Pontal da Barra), Marechal Deodoro, Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte, Pilar, Barra de São Miguel, Roteiro, Jequiá da Praia, Coruripe e Feliz Deserto.
Ações