Um dos cartões-postais mais antigos e bonitos de Maceió - as piscinas naturais da Pajuçara - tem seu passeio regulamentado pela lei nº 5.598 que, além de ordenar a atividade turística, também garante aos jangadeiros a oportunidade de capacitação, por meio de seminários organizados pela Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur).

O Seminário de Sensibilização Turística para Jangadeiros das Piscinas Naturais é gratuito e aconteceu nesta terça-feira (24), às 8h30, na Colônia dos Pescadores Z1, cuja sede fica na Rua Jangadeiros Alagoanos, 925 – Pajuçara. Atualmente, 138 jangadeiros são cadastrados na colônia e são condutores de passeios às piscinas naturais.

No seminário de Sensibilização Turística foram abordados os temas: o turismo e o jangadeiro; educação ambiental e alimentar; segurança e navegação; técnicas e busca de salvação. O seminário tem a função de qualificar os profissionais com informações sobre a importância do passeio, da preservação do ecossistema marinho, legislação, fiscalização marítima, técnica de busca e salvamento e manipulação de alimentos.

O seminário de sensibilização da Semptur contou com a parceria da Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), Instituto do Meio Ambiente e Vigilância Sanitária.