Para comemorar o dia do Guia de Turismo, o sindicato da categoria estará realizando, às 19h desta terça-feira (10), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o 2º Encontro Regional de Guias de Turismo do Estado de Alagoas.

No evento, que acontece no Auditório do Senac, no bairro do Poço, serão debatidos temas como atributos legais para a fiscalização, orientação sobre a importância legal da relação entre os prestadores de serviços turísticos e o consumidor e ações e projetos de proteção ao meio ambiente desenvolvidos na cidade de Maceió.

Segundo o presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de Alagoas, Henrique Dantas, a profissão é regulamentada pela Lei Federal (8.623/93) e Estadual (6.943/08). Para Henrique, o guia de turismo é um dos elos mais importante entre os prestadores de serviços turísticos reconhecidos pela legislação turística brasileira. “É ele que conduz, informa, orienta e está disponível 24 horas para o turista”, esclarece.

Para a secretária municipal de Promoção do Turismo de Maceió, Claudia Pessôa, o guia de turismo é um dos profissionais importantes na tarefa de promover a cidade junto aos turistas. “Ele está sempre preparado para descrever com criatividade a história de Maceió, de contar com entusiasmo sobre as nossas belezas naturais e culturais. O guia é um profissional que soma, e que também é responsável pelo crescimento do turismo na capital alagoana”, diz a secretária.

O 2º Encontro Regional de Guias de Turismo do Estado de Alagoas conta com o apoio da Coordenação Regional de Serviços Turísticos – CRST/MTUR/Setur/AL, Procon, Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur) e Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma).