O WebJornalismo é o jornalismo feito especificamente para internet. Inicialmente, o que era apenas uma versão OnLine dos jornais impressos veiculada na internet, o WebJornalismo acabou por seguir caminhos e princípios diferentes e incorporou muitas inovações e o conceito “em tempo real”, além de funcionalidades multimídia.

Na verdade, o jornalismo na Web é muito mais do que jornalismo OnLine (que seria apenas uma versão Online da edição impressa). Com base na convergência entre texto, som, imagem em movimento, entre outros recursos, o WebJornalismo explora todas as potencialidades que a internet oferece, na minha opinião, um produto muito mais atrativo ao leitor.

O ponto mais forte do WebJornalismo é a possibilidade de interação do leitor com suas opiniões, denúncias, debates, críticas, participação em Blogs, sugestões de pauta e envio de fotos e vídeos amadores gravados na hora dos acontecimentos pelo mundo. No WebJornalismo, não tem horário de fechamento da edição (não fecha nunca) e a cada segundo, novas informações podem alimentar as páginas, tudo é em tempo real, com ampla interatividade, "sem amarras” ou limites de espaço com links, áudios, vídeos e etc.

No Brasil existem grandes plataformas de WebJornalismo totalmente independentes das edições dos jornais impressos, a disposição dos leitores, sejam através de sites, sejam por aplicativos para celulares ou tablets, como o iPad. No Nordeste, por exemplo, dentre vários, destacamos os portais regionais www.cadaminuto.com.br de Alagoas e o www.180graus.com do Piauí, com a importante ressalva de serem modelos desconectados de empresas ou grandes companhias da mídia tradicional, porém, com enorme popularidade e quantidade de acessos únicos diários.

A migração do jornal impresso para o OnLine, embora as publicações OnLine apresentem uma grande quantidade de atrativos e vantagens que as mídias tradicionais não dispõem, eu particularmente acredito que o jornal em papel ainda terá o seu lugar na era Digital por um bom tempo, se couber aos jornais impressos, o papel da explicação, do detalhe, da interpretação e claro, da análise dos fatos, das causas e dos seus efeitos. Porém ter uma versão OnLine praticamente cópia da versão impressa, não podemos chamar isso NUNCA de WebJornalismo.

Como exemplo positivo de veículos ou jornal impresso que faz um belo trabalho no WebJornalismo, destacamos o Jornal do Commercio em Recife com seu www.ne10.uol.com.br

@JoaoKepler