Nesta terça-feira (10) é comemorado o Dia Nacional do Guia de Turismo, profissional com papel fundamental para garantir a receptividade e a qualidade dos serviços turísticos no estado. A data será comemorada em Alagoas com palestras e debates, durante o II Encontro Regional de Guias de Turismo, que será realizada hoje, no auditório do Senac, às 19h.
Atributos legais para fiscalização, importância legal da relação entre prestadores de serviços turísticos e o consumidor e ações e projetos de proteção ao meio ambiente desenvolvidos na cidade de Maceió, são alguns do temas apresentados.
O Sindicato dos Guias de Turismo de Alagoas (Sindgtur-AL) foi reestruturado e vem desenvolvendo ações para organizar a categoria e melhorar a qualidade da prestação dos serviços por esses profissionais. Segundo análise da Federação Nacional dos Guias de Turismo (Fenagtur), 2011 promete ser o momento de consolidar internacionalmente a imagem do Brasil como destino.
Para o presidente da instituição, Henrique Dantas, o momento é de profissionalização. “O Singtur está fortalecendo ações de proteção a seus associados, profissionais cadastrados pela Embratur, que não podem mais conviver com os pessoas que atuam ilegalmente no mercado. O momento é de união, parcerias e de combate aos maus profissionais, que não sabem distinguir um guia turístico de um guia de turismo”. Afirmou.
Formação- Para ser um Guia de Turismo, é necessário a realização de um curso de seis meses pelo Senac, e cadastramento junto ao Ministério do Turismo. De acordo com Dantas, qualquer pessoa física ou jurídica, que venha exercer esta profissão sem possuir o cadastro federal, estará praticando o exercício ilegal da profissão – Código Penal Brasileiro – Art. 47 –, estando, portanto, sujeito as penas previstas em Lei, como prisão simples de quinze dias até três meses ou multa.