Comemorando o dia nacional do guia do turismo, o Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de Alagoas (SINGTUR) em parceira com o Senac-AL realiza o II Encontro Regional de Guias de Turismo, hoje, no auditório do Senac – Poço, às 19h.

Vários órgãos públicos estarão apoiando e participando do evento, entre eles: Coordenação Regional de Serviços Turísticos – CRST/MTUR/Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL), PROCON e Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente - SEMPMA.

Segundo Henrique Dantas, presidente do SINGTUR, “o profissional, guia de turismo é um dos elos mais importantes entre os prestadores de serviços turísticos reconhecidos pela legislação turística brasileira. É ele quem conduz, informa, orienta e fica disponível 24 horas para o turista”, afirma. Ressalta ainda, que essa profissão que é regulamentada por Lei Federal (8.623/93) e Estadual (6.943/08), no caso de Alagoas.

“O guia participa em conjunto do processo que contempla todos os prestadores de serviços: Agências de Viagens (emissivas e receptivas), Empresas de Eventos, Meios de Hospedagem e Transportadora (aéreas e terrestres)”, explica Henrique.

Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo, parabeniza a categoria e acrescenta: “Essa profissão é fundamental na atividade turística de qualquer cidade, estado ou país”.

 

Palestrantes do II Encontro de Guias de Alagoas:

1 - Sra. Rosário Passos - Coordenadora Regional do Serviços Turísticos do MTUR / SETUR-AL.

Tema: Atributos legais para a fiscalização.

2 - Representante do PROCON/AL.

Tema: Orientação sobre a importância legal da relação entre os prestadores de serviços turísticos e o consumidor.

3 - Sr. Ivan Bergson Vaz de Oliveira - Secretário do Município de Proteção ao Meio Ambiente.

Tema: Ações e projetos de proteção ao meio ambiente desenvolvidos na cidade de Maceió.