Nesta quinta-feira (28), teve início mais uma edição do Brasil Sabor 2011, o maior festival gastronômico do planeta. Organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em parceria com o SEBRAE, o evento engloba restaurantes de todas as regiões do país e oferece, até o dia 29 de maio, milhares de opções de preparos com preços diferenciados, valorizando e facilitando o acesso às variadas vertentes da gastronomia brasileira. No estado do Paraná, um dos grandes destaques do evento fica por conta da participação especial do Centro Europeu, a principal escola de gastronomia do Brasil, que inscreveu seis chefs novos talentos no festival. Durante o Brasil Sabor, os chefs formados pela escola irão apresentar receitas e, posteriormente, irão assinar o livro “Segredos dos Chefs”. Mais informações nos sites
Chef Dyogo Prado – Professor do curso de Chef de Cuisine - Restaurater do Centro Europeu.
Nome do prato: Releitura da Vaca Atolada ( costela cozida a baixa temperatura com blini de mandioca, cebola caramelizada e roti de carne e banana chips)
Contextualização histórica do prato, vinculando com a tradição paranaense;
Desde 1997, o município de Boa Esperança que se localiza na região centro-norte do Paraná, oferece à população e a visitantes seu prato típico,“Vaca Atolada”, em uma festa realizada todo último domingo do mês de Julho.
A festa associa-se à cultura gastronômica e às tradições da população de Boa Esperança com apresentações musicais, dança, artesanato e artes plásticas. O nome Vaca Atolada foi trazido à esta região pelos imigrantes de Minas Gerais que colonizaram este município.
Receita;
Rendimento para 4 pessoas
Ingredientes:
2kg de costela
2 cebolas
100g manteiga
Para o caldo:
500g de músculo
1 cebola
1 cenoura
1 talo de salsão
1 alho poró
Para o blini:
300g de mandioca branca
300g de batata Asterix
50g mateiga
Para decoração:
1 banana da terra verde
Sal e pimenta ,
Receita:
Primeiro passo: Em uma panela de preferência de ferro, doure o músculo cortado em cubos de 3 cm, adicione 3L de água e os legumes cortados em dados pequenos e deixe cozinhar em fogo baixo por uma hora e meia, reserve.
Segundo passo: tempere a costela com sal e pimenta, doure-a e adicione o caldo fervendo e deixe cozinhar por aproximadamente 2h ou até que fique macia a pondo de desfiar, depois de cozida desfie separando somente a carne e desprezando a gordura. Em uma frigideira com a manteiga adicione a cebola cortada em tiras(juliene) deixe em fogo baixo até caramelizar, acrescente a costela já desfiada e reserve.
Terceiro passo: separe a gordura do caldo em que foi cozido a costela, deixe no fogo para reduzir e encorpar, se necessário engrosse com um pouco de amido de milho diluído em vinho tinto , tempere com sal e pimenta.
Quarto passo: Para o blini de mandioca, cozinhe a batata e a mandioca até estarem a ponto de purê, esprema, misture a manteiga e tempere com sal e pimenta e frite em um frigideira pequena com manteiga .
Quinto passo: decoração, corte a banana da terra em laminas finas, 0.5 cm, frite e tempere com sal
Montagem : faça um espelho com o molho no centro do prato, coloque o blini sobre ele a costela e por fim a banana.
DICA DO CHEF: É importante na hora de fazer o caldo sempre retirar as impurezas para que o caldo sempre fique límpido.