por Josivaldo Ramos
A consolidação do Consórcio Público que garantirá, entre outras ações, a construção de aterros sanitários nos municípios que compõem a zona da mata alagoana terá como “pedra fundamental” uma solenidade, onde será assinado, pelos prefeitos da região, o protocolo de intenções. O evento será realizado no município de União dos Palmares, às 9h30, no auditório da Prefeitura.
O Estado de Alagoas marcará presença através do secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), Ivã Vilela.
Segundo informações da Agência Estado, após a assinatura do protocolo de intenções do Consórcio Público da Zona da Mata Alagoana, caberá aos poderes executivos municipais encaminharem o documento a suas Câmaras para aprovação dos vereadores que o transformarão em lei. E a partir deste momento, constitui-se o Contrato de Consórcio para definição de ações para gestão integrada dos resíduos sólidos da região, além dos trâmites burocráticos para definição da autarquia.
Este é um importante passo para preservação do Rio Mundaú, que adentra Alagoas pelo município de Santana do Mundaú, percorre outros sete municípios e desagua na Lagoa Mundaú em Maceió.
Outras ações, como o reflorestamento da mata ciliar, são imprescindíveis para este objetivo, assim como a construção de ETE (Estações de Tratamento de Esgotos), que também podem ser construídos em consórcio, contudo as ações e intenções demonstradas pelo governo estadual e os gestores da zona da mata merecem nossa deferência.
(com informações da Agência Estado e foto de Genisete de Lucena)