A eleição municipal de Maceió vem despertando o interesse de políticos que já tiveram mandatos e destaque na política de Alagoas,  como também na Nacional. Talvez, esse interesse seja que a Câmara municipal vai ampliar o número de vaga: de 21 para 30 vereadores.

Por exemplo, o PPS deve lançar a candidatura do ex-deputado federal, ex-vice prefeito de Maceió no governo Djalma Falcão e suplente por oito anos de Renan, o advogado José de Oliveira Costa. 0 palmeirense Zé Costa foi destaque na Constituinte de 88 pelo MDB e agora, estuda possibilidade de ser vereador por Maceió,melhorando assim o quadro de opção para o eleitorado de Maceió.

Outro ex-deputado federal que pode ser lançado pelo PMDB, é o ex-secretário de Saúde no governo Collor, ex-deputado estadual e já passou na Câmara municipal de Maceió que é o médico Antonio Hollada.

0 professor Luciano Peixoto, ex-secretário de Educação no governo Collor, ex-presidente nacional do INSS quando Collor foi presidente da República, disse a este blog, que já começou a sua campanha para chegar a Vereador por Maceió. Ele ainda não definiu qual o partido será candidato. Disse que tem até outubro para decidir. Ele prefere aguardar a decisão da regra do jogo da eleição.

Segundo Peixoto, se passar a condição só se elege o mais votado vai se filiar no partido grande, mas se permanecer a regra fica no pequeno partido.

A Câmara Municipal de Maceió pode ter na próxima legislatura nomes fortes, por exemplo, Toroca que foi oito vezes vereador também vai aguardar a regra do jogo para se filiar.
O PSB pode lançar a ex-prefeita e ex-vereadora por Maceió, Kátia Born ou o ex-deputado estadual Alberto Sexta feira.

Se o tucano definir na candidatura do deputado federal Rui Palmeira, o ex-secretário de Agricultura no governo Guilherme Palmeira, agrônomo Chumbinho tá na jogada.
0 Psol joga todas suas cartas com a reeleição da vereadora Heloisa Helena.

E o PSD de Kassab pode colocar em cartaz o atual prefeito de Maceió, Cicero Almeida que poderá ter ainda nas suas fileiras os atuais secretários Pedro Alves que já foi vereador e o engenheiro Mosart Amaral, se for descartado como candidato à prefeito de Maceió.

O PT vai tentar recuperar as cadeiras em 2012, por isso, deve convocar seus melhores quadros para disputar a eleição. E o PP de Benedito de Lyra vai apresentar como novidade a socyalaite Anamália Gomes de Barros Moura, mãe do atual presidente da AMA e prefeito de Maceió,Abrahão Moura e na sua veia com o sangue de duas tradicionais famílias na politica alagoanoa: Gomes de Barros e  Fidélis de Moura.

Entre eles, se Paulão perder a disputa para o Judson Cabral no sonho de consumo a prefeito de Maceió, deve se incorporar aos nomes de Thomáz Beltrão, atual secretario municipal de Educação e a professora Lenilda.