O turismo alagoano vem recebendo boas notícias. A dessa semana foi a aprovação da licença prévia pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (Cepram) para a instalação do aeroporto Regional Costa Dourada, em Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas.

Segundo Marcos Pradines, superintendente de Investimentos da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), existem três etapas de licenciamento ambiental para a efetivação do funcionamento do aeroporto.

“A primeira etapa é a licença prévia, concedida na preliminar de planejamento, caso sejam cumpridos os requisitos básicos a serem atendidos durante a localização, instalação e operação. A segunda é a licença de instalação, que é concedida após a aprovação do projeto executivo com todos os requisitos atendidos por este projeto. Já a terceira, conhecida como licença de operação, é necessária para o início das atividades do empreendimento”, explica Pradines.

A região da Costa dos Corais será beneficiada com o empreendimento. Para a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, um dos pontos mais importantes da obra é a acessibilidade para chegar ao segundo polo turístico do Estado.

“Maragogi é responsável por atrair turistas de vários locais, e com a facilidade de acesso através do aeroporto, da federalização e duplicação da AL-101 Norte - que liga Alagoas a Pernambuco -, a região se fortalecerá como destino”, assegura Novis. Outras vantagens da instalação do aeroporto, citadas pela secretária, são a movimentação da economia, geração de emprego e renda e o próprio desenvolvimento do setor.

De acordo com Verginia Stodolni, presidente da Associação do Trade Turístico de Maragogi e Japaratinga (Ahmaja), o aeroporto é mais uma prova do potencial e crescimento da região. “O desafio agora é nos prepararmos para receber o fluxo da região”, comemora. Segundo Verginia Stodolni, o estado de Pernambuco também será beneficiado, devido à proximidade com Maragogi, através da Refinaria e de Suape.

Licença - Na última segunda-feira (21), O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) conseguiu a licença prévia para a construção do aeroporto, em reunião presidida pelo vice-governador de Alagoas, José Thomaz Nonô. Para isso, o órgão precisou atender às principais solicitações realizadas pelo Instituto de Meio Ambiente (IMA). A última delas refere-se à adequação da extensão e largura da pista do aeroporto.

“Trata-se de uma obra de grande porte, que atenderá uma das maiores regiões turísticas de Alagoas e facilitará o acesso a Pernambuco, por estar localizada na divisa entre os Estados”, disse o diretor-presidente do DER, Marcos Vital.

Obra – O aeroporto ficará localizado próximo à APA Costa dos Corais, às margens do Rio Persinunga, totalmente em Maragogi, com acesso pelo município de São José da Coroa Grande (PE). Quando estiver em operação, o aeroporto vai desenvolver o turismo da região da Costa dos Corais, no Litoral Norte alagoano, gerando emprego e renda para a população, além de facilitar o acesso entre os estados do Nordeste, principalmente Alagoas e Pernambuco.