Os municípios de Marechal Deodoro e Piranhas vão implantar, na próxima semana, o Projeto de Gestão e Planejamento de Destinos Turísticos elaborado pelo Ministério do Turismo e o Instituto Marca Brasil. O Projeto tem como tema “Competitividade do Destino: Posicionamento e Formação do Grupo Gestor” e é baseado na metodologia do Estudo de Competitividade do Mtur, realizado no ano passado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) em parceria com o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A ação será realizada nos dias 15, 16 e 17 de março, sendo nos dias 15 e 16 em Marechal Deodoro, no Centro Cultural Santa Maria Madalena do Sul, e 16 e 17 em Piranhas, no Centro Histórico.

Os municípios foram escolhidos pela Setur com base nos índices dos 14 critérios estabelecidos pelo MTur no Estudo de Competitividade, como infraestrutura, acesso, serviços turísticos, atrativos, economia local, aspectos sociais, ambientais etc. Os escolhidos apresentaram indicadores satisfatórios e até acima da média nacional. Piranhas ficou com a maior quantidade de atrativos turísticos do Estado e Marechal Deodoro com a melhor economia local.

O projeto tem o objetivo de capacitar os atores locais para a gestão e planejamento do turismo, ampliando os conhecimentos sobre planejamento estratégico e fortalecendo a Governança e a inter-relação destes destinos com a região, apoiando o crescimento e execução de planos de ações que levem ao desenvolvimento do setor de turismo no Brasil, priorizando políticas que foquem a competitividade no mercado.

O diretor de Produtos da Setur, Renato Lobo, destaca a importância da ação, que registra como um marco. “Esse Projeto faz parte do Programa de Regionalização do Turismo do Mtur e traz para os municípios selecionados a possibilidade de desenvolvimento turístico local, ampliação da qualidade e diversificação dos serviços, além de poder torná-los destinos com bons índices de competitividade e atrair um número maior de turistas”, explica.

Ainda para Renato, a participação do trade local, entidades e associações no Projeto contribuirá para a formação de um grupo gestor e de ação, que fomentará a relação de desenvolvimento do segmento. “Aproveito a oportunidade para convidar todos os responsáveis pelo turismo na região a se fazerem presentes”, convida.