O Galo da Madrugada foi às ruas de Recife neste sábado com 26 trios elétricos e mais uma dezena de carros alegóricos e de apoio, segundo informações da Prefeitura. O desfile teve início às 9h.


Neste ano, houve uma mudança no percurso, que passou pela avenida Dantas Barreto, em substituição da rua da Concórdia. O objetivo foi proporcionar maior acesso ao público. "Os espaços disponíveis aumentaram devido as transferências dos camarotes da Avenida Guararapes para a Dantas Barreto", segundo nota da Prefeitura.

O tema desta edição foi "Voltei, Recife!", título de uma canção do compositor pernambucano Luiz Bandeira.

A Orquestra de Frevo Abre Alas foi destaque no trio da Frevioca, um dos primeiros da fila.

O desfile saiu da travessa do Forte das Cinco Pontas, seguiu pela rua Imperial, avenida Dantas Barreto, avenida Sul e rua Saturnino de Brito. Depois, voltou à rua Imperial, rua do Muniz, de novo pela Dantas Barreto e, por fim, à avenida Guararapes. A dispersão ocorreu na rua do Sol.

"Nós passamos o ano inteiro nos guardando para o Carnaval, para esse momento tão mágico. E quando chega a hora, a gente explode com nosso frevo, levando todos ao êxtase. Além disso, há um misto de tradição e vanguarda que caracteriza a nossa cultura. É nessa mistura que o folião se mostra de corpo e alma e que a gente prova porque nosso Carnaval é o melhor do mundo. E o Galo da Madrugada é quem abre as portas para tudo isso", afirmou o secretário de Cultura do Governo do Estado, Fernando Duarte, que compareceu ao camarote da Prefeitura.