Órgãos oficiais do turismo de Alagoas e Sergipe, representantes das prefeituras de municípios ribeirinhos sergipanos, Sebrae- AL, ONGs e operadores tiveram uma reunião no último dia 15, realizada no Clube Municipal de Gararu – SE, onde firmaram parceria para desenvolver o turismo sustentável das regiões. A pauta, inicialmente, tratava da inclusão da margem sergipana no Roteiro Integrado Caminhos do Imperador, idealizado por turismólogos alagoanos e que tem como identificação: o percurso feito por Dom Pedro II em sua expedição pelo São Francisco.

A reunião, no entanto, tomou proporções maiores, visando o desenvolvimento do turismo sustentável no baixo São Francisco através de uma gestão compartilhada entre os estados de Alagoas e Sergipe.

Segundo o diretor de destinos e produtos da Secretaria de Estado do Turismo de alagoas (Setur), Jair Galvão, Sergipe retomará o processo de fortalecimento do Conselho da Região Turística definida em seu Plano de Regionalização e realizará expedições de mapeamento de seus municípios para inclusão destes no roteiro prioritário, Caminhos do Imperador. “Essa identificação preliminar servirá de subsídio para outros roteiros e produtos turísticos integrados com Alagoas”, assegura Galvão.

Na ocasião, foi consolidada a parceria de Alagoas através de sua experiência por meio do APL Caminhos do São Francisco, Grupo Gestor, Sebrae AL e Setur – AL, que contribuirão com as necessidades prioritárias para fortalecer o turismo na região que une os dois estados.

“A intenção é unir forças para o desenvolvimento mútuo do setor turístico e posicionamento de mercado cada vez maior da região, com o cronograma de ações compartilhado, que envolve a integração dos atores locais até as ações promocionais conjuntas”, explica Galvão.

O cronograma será definido em um novo encontro que está previsto para março, após a realização do mapeamento de Sergipe e da rodada de negócios promovida pelo Sebrae - AL para o APL Caminhos do São Francisco.