A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) reuniu diretores de diversas escolas da rede pública estadual para apresentar dados sobre Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (Saveal), cujo objetivo é o levantamento de dados sobre a realidade das unidades da rede estadual para formulação de políticas públicas educacionais no estado. A palestra aconteceu na manhã desta terça-feira (dia 15), durante o segundo dia de atividades da Semana da Educação, no Hotel Radisson.

Atualmente em fase de implementação pelos técnicos da SEE em parceria com a empresa de consultoria educacional Avalia, o Saveal vai abranger todas as escolas da rede pública estadual, avaliando desempenho na leitura e Matemática do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aspectos de leitura, escrita e Matemática dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Secretarias municipais de Educação e escolas particulares também poderão aderir ao sistema, caso queiram.

O secretário de Estado da Educação, Rogério Teófilo, avalia que o Saveal representa mais um passo rumo à mudança de índices educacionais do estado. “O resgate de nossos índices é uma das premissas do Programa Geração Saber e, por meio do Saveal, estamos promovendo um repensar de toda a rede pública alagoana”, esclarece.

Sensilização- O gerente de Avaliação Educacional da SEE, Ademir Oliveira, diz que a palestra foi uma oportunidade para que os diretores de escolas tomassem conhecimento do sistema. “O Saveal vai atuar como instrumento o planejamento da gestão destas escolas, pois por meio destes resultados elas poderão organizar melhor sua prática pedagógica”, complementa.

De acordo com representante da consultoria Avalia, Renato Júdice, o Saveal também vai proporcionar melhorias às ações já empreendidas pela Secretaria de Educação e unidades da rede estadual.

Aprova Brasil – Na ocasião, os gestores também conheceram o Aprova Brasil, cadernos de Matemática e Língua Portuguesa publicados pela Editora Moderna e usados como material complementar para os alunos que serão submetidos à Prova Brasil, exame do Ministério da Educação que avalia a aprendizagem destas duas disciplinas no Ensino Fundamental. A SEE vai adquirir o material para as escolas da rede pública estadual e aplicá-lo ainda esse ano.

Segundo a representante da Editora Moderna, Luciane Cardoso, os cadernos são compostos por 20 lições de grau de dificuldade progressivo para alunos do 4º e 5º ano do nível Fundamental. “Este material serve para familiarizar o aluno com a linguagem utilizada na Prova Brasil”, detalha.