Durante a abertura da 6ª Reunião do Conselho Estadual de Trânsito de Alagoas – Cetran - o Secretário do Gabinete Civil Álvaro Machado, que é médico, fez menção ao nosso artigo anterior que tratou da banalização dos acidentes de trânsito e o descaso da sociedade com as vítimas e as suas sequelas.
Ele lembrou que quando trabalhou no Ministério da Saúde, na gestão do Dr. Adib Jatene, teve contato com os números gerados pelos desastres, tanto de atendimentos nos prontos-socorros como o custo disso.
Concluiu sua participação dizendo que a violência no trânsito é um caso de saúde pública, pois onera muito o orçamento da União, dos Estados e dos Municípios com o tratamento das vítimas, que anualmente são maiores que as da guerra do Vietnã.
Refleti e concordei.
Agora que tenho um contato mais próximo com a realidade do trânsito, sei a dimensão dos números de ocorrências e os seus resultados, sem contudo ter dados reais, pois não dispomos de levantamentos estatísticos.
A SMTT está se preparando para realizar pesquisas a fim de ter dados concretos sobre os desastres e suas consequências, o quais irão subsidiar as campanhas educativas.