Não se sabe se foi por conta própria que o prefeito Cícero Almeida percebeu que dançou de novo, ou se foi alguém que o alertou. A dúvida é porque somente agora o prefeito percebeu que o PP – e não ele – é que ficou com a maior fatia do bolo em que todo governo se transforma para acomodar os “a favores”, depois da eleição.
A Secretaria do Meio-Ambiente foi a parte (menor) que lhe coube nesse latifúndio da burocracia estadual.
O peso político da Secretaria Estadual do Meio-Ambiente é infinitamente menor que o peso político do prefeito – que permanece lá em cima no conceito popular.
Mas, o prefeito não pode se queixar do governador Téo Vilela. Não pode porque deixou que o partido, ou seja, o PP entabulasse as negociações e todos sabem que o PP é na verdade o PB – Partido do Biu.
E se prefeito alardeia ter obtido 350 mil votos quando se reelegeu, o senador Benedito de Lira pode responder: que besteira, pois obteve quase 1 milhão de votos para o Senado.
Prefeito, preste atenção: o senador Benedito de Lira é candidato a governador em 2014. O vice-governador José Thomaz Nonô é outro candidato – vai à reeleição – exceto se perigar ao governo atual fazer o sucessor.
Pode sair a dobradinha Biu-Nonô e quem viver – e espero que todos vivam – poderá ver acontecer e que não se surpreenda.
Almeida almeja o governo do Estado, mas para isso terá de ser indicado pelo partido. E o PP vai indicá-lo para disputar o governo em 2014? Agora indique...
O prefeito terá de pular fora do barco ou estará condenado a ser apenas o “ajudante-de-ordens” do PP.
Essa reação de insubordinação tardia leva a essa conclusão. Almeida não atendeu ao pedido do senador Benedito de Lira para nomear o vereador Eduardo Canuto para a Secretaria de Esportes e, assim, abrir a vaga na Câmara para um parente dele (Biu).
Questionado, o prefeito respondeu com a justificativa de que o senador Benedito de Lira já estava sendo bem tratado pelo governo do Estado.
Para quem sonha disputar o governo do Estado em 2014, o prefeito Cícero Almeida está filosoficamente correto. Mas, nem só de Filosofia vive a política e o prefeito pode estar cavando a própria sepultura política.
Que acham?
NB - Em 2010, Benedito de Lira fechou questão para o PP optar pela candidatura majoritária para o Senado. Ou seja: abriu mão do governo e, consequentemente, impediu Cícero Almeida de se candidatar a governador.