A Região do São Francisco está em alta. Escalada para ser cenário da próxima novela da Rede Globo, ‘Cordel Encantado’, agora, também será cenário para esporte radical. Neste domingo,13, às 9h, o programa Esporte Espetacular, da mesma rede de televisão, apresentará o trabalho que o escalador Felipe Dallorto está realizando no Brasil. Na matéria, além do esporte serão apresentados a cultura e o potencial local.

De acordo com Dallorto, “A modalidade de escalada que estou trabalhando só existia na Espanha, a psicobloc – o qual sou o pioneiro no Brasil - e hoje, graças a esse lugar maravilhoso e abençoado, temos no Cânion do Talhado”, afirma.

Já no dia 16 de fevereiro, Dallorto volta ao cânion com mais dois escaladores – considerados os melhores do mundo – vindos da Espanha para gravar um filme da empresa Red Bull, que será exibido nacional e internacionalmente.

“Agora, o canion será conhecido no mundo inteiro como um grande potencial para a prática de esportes de aventura. Não só a beleza cênica do lugar, mas a cultura e a história que possui são elementos essenciais para o desenvolvimento do turismo sustentável da região. Eu tenho projetos de aventura para essa região”, garante Dallorto, o primeiro a escalar o cânion do São Francisco em junho de 2010.

Para a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Danielle Novis, o potencial turístico da Região do São Francisco é inquestionável. “São 240 km do rio São Francisco, que guarda história, artesanato, cultura, aventura e curiosidades. É um mergulho nas raízes sertanejas e brasileiras. Temos diversos roteiros na região, como a Rota do Cangaço e o roteiro Caminhos do Imperador, além do turismo de aventura que também trabalhamos. A divulgação em rede nacional solidificará nosso trabalho”, assegura Novis.