As Secretarias de Estado do Turismo, da Educação e do Trabalho realizaram hoje (03), às 10h, uma visita técnica na Escola Profissionalizante e Tecnológica de Maceió Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, localizada no Conjunto Colina dos Eucaliptos, junto ao trade turístico de Alagoas com o objetivo de integrar as atividades estaduais para o desenvolvimento do turismo no estado.

A Escola será inaugurada em março com cursos técnicos e profissionalizantes, inicialmente em parceria com o Senac. Os cursos profissionalizantes ligados ao turismo iniciarão em agosto. Serão disponibilizados para os cursos de técnico de hospedagem, técnico de lazer e técnico de cozinha, ambientes modelos, como: apartamentos, recepção e cozinha.

Para Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo, a inauguração de mais uma escola profissionalizante com cursos ligados ao turismo em Alagoas agrega valor aos profissionais formados e gera mão de obra qualificada, além de ocupação de renda. “Isso só nos traz um posicionamento diferenciado nos mercados emissores, o turista bem recebido volta mais vezes e com a profissionalização podemos consolidar nosso atendimento”, garante.

Segundo o secretário de Estado da Educação, Rogério Teófilo, a visita, “em primeiro lugar teve o objetivo de apresentar a estrutura da escola, mas o intuito maior é fortalecer uma parceria entre as secretarias de Turismo, Educação e Trabalho do Estado, identificando as prioridades desses eixos estruturantes e planejando as necessidades para 2011”, sugere.

Compareceram à visita, a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, secretário de Estado da Educação, Rogério Teófilo, a secretária adjunta de Estado do Trabalho, Betânia Jatobá, superintende de investimentos da Setur- AL, Marcos Pradines, representantes do Ministério da Educação (MEC) além dos representantes do turismo, como: diretora executiva da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH- AL), Tereza Bandeira, superintendente do Maceió Convention Bureau, Carla Procópio, o empresário Mauro Vasconcelos Filho, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurante (ABRASEL), José Eutimio Brandão Junior, a diretora técnica do Sebrae, Renata Fonseca e a gerente de turismo do Sebrae, Vanessa Faga.

Escola - A obra recebeu recursos estaduais e federais. O novo centro profissionalizante vai beneficiar jovens da parte alta da capital, e contará com três salas de aula, três laboratórios (dois de informática e um de hotelaria), biblioteca e auditório com capacidade para 300 pessoas.