Vejo aqui no Cada Minuto que, numa decisão cautelar, decidiu-se que as torcidas organizadas estão proibidas de entrar nos estádios no campeonato alagoano. Na prática, significa que não podem estar uniformizadas.
Qual é a principal razão da violência nos estádios? Definitivamente, é a impunidade. O entorno dos estádios é uma região extremamente policiada e a ação dos baderneiros organizados é mais do que previsível. O que explica tanta violência e desordem? É que os baderneiros sabem que não serão identificados e punidos. Eles têm consciência da impunidade.
A devida persecução penal é trabalhosa, amigo! Tem que ter tecnologia para a polícia identificar os criminosos, Ministério Público atuante, Judiciário eficiente e controle da aplicação da penalidade. Principalmente aquela que proíbe o condenado a voltar aos estádios. Tá pensando que isso é fácil de efetivar?
Muito mais fácil é aplicar medidas paliativas e, quase sempre, desrespeitando direitos individuais. Começam proibindo consumo de bebida alcoólica nos estádios. Numa atividade legal (jogo de futebol), o cidadão de bem não pode tomar sua cervejinha porque um bando de maloqueiros vai ao estádio brigar. O Estado, ao invés de cumprir seu papel e punir os criminosos, tutela a vida individual proibindo aquilo que é legal.
E agora essa! Torcedores estão proibidos de entrar uniformizados no estádio! O Estado está interferindo na camisa que o cabra veste! Quanta bobagem, meu Deus! Sou frequentador de estádio e já vi esse tipo de decisão na prática. Estarão todos lá. Todos os maloqueiros que vão ao estádio só para a briga estarão lá com outra camisas! Será que isso não é óbvio?
E os cidadãos decentes que fazem parte da tal torcida? Eles existem! Estarão proibidos de vestir uma roupa!
É cansativo ter que dizer o óbvio, mas vivemos tempos difíceis, viu? Enquanto juízes, promotores e a polícia não fazem o seu papel, prendendo os bandidos, os indivíduos é que pagam o preço. Ora, se entendem que a tal “torcida organizada” é uma associação ilegal, que promovam o devido processo legal para extingui-la! Mas, não! Proíbe-se o sujeito de vestir uma camisa!
Quero esclarecer que essa não é uma crítica pessoal ao promotor e ao juiz (que conheço pessoalmente e sei de sua competência). Ambos se encontram no mesmo ambiente viciado e parecem tentar, de toda forma, resolver esse absurdo que é a violência nos estádios. Todavia, mesmo nesse contexto, esse tipo de decisão precisa ser revista. Ela demonstra a total incapacidade do Estado em lidar com esse tipo de crime.
Daqui a pouco vamos proibir também falar palavrão no estádio. Que tal proibir cantar aquelas músicas ridículas? Sabe de uma coisa? Vamos radicalizar! Vamos proibir os torcedores nos estádios! Está resolvido o problema da segurança. Esse caminho que estamos seguindo é perigoso.
Lembrei daquela piada do sofá. O marido traído, para acabar com a infidelidade da mulher, que o traía no sofá, fica com a mulher e vende o sofá...
Twitter: www.twitter.com/adrualdo