Dando continuidade à série de entrevistas com os novos secretários estaduais. O Cada Minuto, entrevista Daniella Novis, responsável pela pasta do Turismo em Alagoas. Danielle é profissional na área do turismo há 15 anos e fez parte do Programa Sebrae de Turismo, além de consultora do Ministério do Turismo e Embratur, no programa internacional de benchmarking.

Cada Minuto - Secretária como é observado o turismo em Alagoas e no Brasil?

Danielle Novis - O governador Teotônio Vilela desde 2007 priorizou a Secretaria de Turismo com prioritária no desenvolvimento do Estado. Hoje, o turismo é o setor que mais cresce no mundo. No Brasil, ele é responsável por cerca de 6% no PIB brasileiro, mas também por sua capilaridade de abranger diversas áreas.

Cada Minuto - Como o turismo consegue aumentar os números de empregos e melhorar a qualidade de vida do povo local?

Danielle Novis - O turismo gera empregos a baixos custos, pela capacidade de inclusão social e de melhorar a qualidade de vida da população alagoana. O turismo e uma atividade que consegue influenciar uma série de outros setores no próprio governo. Então essa energia de trabalho, entre as secretárias têm facilitado e o resultado é que alagoas é um dos lugares mais procurados do Brasil.

Cada Minuto – O turismo requer uma infra-estrutura melhor em Maceió, o que está sendo feito?

Danielle Novis - Nos últimos quatro anos crescemos em turistas e também de novos investimentos na criação de hotéis e ampliações nos hotéis já existentes, com o aporte de estrutura necessária como, por exemplo, a duplicação da AL-101 Sul, Alça Viária no Aeroporto, acesso a Flamenginha, saneamento na cidade de Maceió, ou seja, uma série de aspectos em estrutura que melhora a qualidade de vida da população alagoana.

Cada Minuto - Como Alagoas é divulgada fora do estado?

Danielle Novis - Alagoas é pequena geograficamente, mas existe uma diversidade muito grande de atrativos naturais e culturais. Temos um segmento consolidado de sol e praia que tem as praias mais bonitas do Brasil, além das cidades históricas que envolvem Marechal Deodoro, Penedo e Piranhas toda região do Agreste da Zona da Mata. A aventura vem se consolidando de forma profissional no estado, novos produtos e novos roteiros que vem sendo desenhados ao longo dos quatro anos.

Cada Minuto - Quais são as principais metas a serem alcançadas?

Danielle Novis - A secretaria tem como um dos seus objetivos diversificar e ampliar o aspecto turístico no estado e interiorizar as atividades turísticas mais próximo dos municípios e consequentemente aumentar a competitividade comparados a outros estado do Nordestes.

Cada Minuto – Municípios são parceiros do estado para conseguir atrair mais turistas?

Danielle Novis - O estado tem o papel de estruturar as regiões em parceria com os municípios divulgar e comercializar o destino como uma missão institucional. Existe o aspecto mercadológico atrativo com pontos turísticos quem comercializa as regiões não é a Secretaria de Turismo são as agências e operadoras.

Cada Minuto - Os estados da Bahia e Sergipe exploram os cânions do São Francisco mais que Alagoas, por quê?

Danielle Novis - Os cânions estão do lado de Alagoas, Sergipe não pode vender a região que não lhe pertence. Eles não têm um destino consolidado de sol e praia, Sergipe é um estado que tem uma característica muito grande de negócios, na sua capital e o seu maior atrativo turístico em questão de natureza são os cânions do São Francisco. Na hora que os turistas circulam na região estão deixando rendas. Alagoas está sendo beneficiada de qualquer forma.

Cada Minuto – Época de verão, muitos turistas em Alagoas?

Danielle Novis - O turismo é uma atividade muito dinâmica, na verdade depende de um entrosamento do público e privado. Estamos trabalho na máxima capacidade, o estado inteiro está lotado de turistas até fevereiro. Vários empregos são gerados diretos e indiretamente pelo setor.

Cada Minuto - Já que a Alagoas é um dos lugares mais procurados, existem leitos para os turistas?

Danielle Novis – Para um turismo competitivo é preciso ter estrutura adequada de acessos aos setores privados que precisam prestar um serviço de qualidade os turistas querem mais, exigi mais, temos que trabalhar com três pilares: trabalhar a questão de investimento e estrutura. Até 2009, sete novos hotéis inaugurados e quatro reformados e ampliados, três novos estão sendo inaugurados nos próximos meses, mais sete estão em construção. Isso duplica nossas ofertas de leitos.

Cada Minuto - 19 praias estão poluídas de que forma implica no turismo?

Danielle Novis - É obvio que o consumo nas praias comprometa a balneabilidade, além ligações de esgotos clandestinas. O nosso ambiente é o maior ativo, não teríamos o fluxo grande se não praias bonitas. O saneamento de Maceió está sendo feito, vamos reverter o caso.

Cada Minuto - Várias turistas chegam ao estado em cruzeiros e o Cais está preparado para recebê-los.

Danielle Novis – Existe um pré projeto de desenvolvimento econômico e próximo desafio é buscar recursos para ter um terminal de passageiros no Cais. O segundo lugar do nordeste a receber o maior número de cruzeiros é Alagoas.