Esta quarta-feira foi um dia de intenso movimento para o turismo e a economia de Maceió. Do comecinho da manhã até o final da tarde, mais dois transatlânticos permaneceram atracados no Porto de Jaraguá com aproximadamente 5 mil pessoas – entre tripulação e passageiros– a bordo. Os navios Orchestra e Grand Holiday devem voltar na próxima semana. Já nesta sexta-feira (14) será a vez de o Bleu de France chegar para passar o dia na cidade.
Para a Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur) esta é a mais promissora temporada de cruzeiros da capital alagoana e deve se estender até maio.
Os milhares de pessoas que chegam a Maceió têm movimentado vários segmentos da economia: gastronomia, artesanato, confecção, dentre outros, além do mercado informal – como é o caso dos ambulantes que trabalham com produtos variados e os que oferecem passeios turísticos –, assim como os taxistas.
Outro benefício esperado pelos gestores é a ampliação da quantidade de turistas em Maceió, que deverão chegar através da conhecida propaganda boca a boca, além dos próprios visitantes que estão sempre retornando para rever as belezas naturais da cidade.
Atualmente, a maioria dos navios que atraca em Maceió passa o dia e retorna no final da tarde. Durante a curta estada, os turistas percorrem vários trechos da capital: orla marítima, Centro, Jaraguá, Pontal da Barra, dentre outros locais.
No fim da tarde, O Orchestra se deslocou para Recife; já o Grand Holliday seguiu pra Salvador. Eles devem retornar a Maceió na próxima semana.
Até maio, a previsão é que o Porto de Maceió registre 60 paradas de navios de passageiros.
Para recebê-los bem e conquistá-los como turistas, a Prefeitura de Maceió se faz presente à chegada de cada navio, por meio de órgãos como a Semptur e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, seja dando as boas-vindas, com alguma apresentação cultural, seja orientando os serviços de transporte, ou dando informações e orientando sobre passeios turísticos e as praias da capital.