Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), promove uma ação de boas vindas aos turistas que escolheram a capital alagoana para passar o réveillon, com flores, cartão de boas festas e apresentação de coral. A iniciativa será realizada no dia 30, em pontos como o aeroporto, feirinha do artesanato, calçadão da orla (Ponta Verde), ponto das tapiocas (Jatiúca), postos de informações turísticas da Semptur, Porto de Maceió e nos hotéis.

A ação, mais uma vez, reafirma que Maceió não se resume a belas praias. Tem também ícones da literatura, como o imortal Lêdo Ivo, jornalista e escritor de prosa e verso. Nascido em Maceió, no dia 18 de fevereiro de 1924, desde 1986 é membro da Academia Brasileira de Letras. Para homenagear o escritor, considerado como uma das figuras de maior destaque na moderna literatura brasileira, uma de suas frases será impressa em 25 mil cartões de boas festas.

Os cartões com a foto do farol da Praia da Ponta Verde, do fotógrafo Rogério Maranhão, e frase de Lêdo Ivo, serão entregues com rosas brancas aos visitantes, simbolizando a paz. A recepção musical ficará a cargo do coral infantil da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), que interpretará canções natalinas e que homenageiam Maceió.

Segundo a secretária de Promoção do Turismo, Claudia Pessôa, no ano passado a experiência de receber os visitantes com flores, músicas e cartões encantou turistas e alagoanos. Ela acrescentou que a taxa de ocupação para o réveillon e o verão de 2011 tem previsão de ultrapassar o índice de 80%. Alguns hotéis e pousadas já estão lotados para 2011, e mais dois novos empreendimentos serão inaugurados em breve, aumentando a capacidade de leitos.

“Este ano vamos repetir a ação, desta vez com a frase do poeta maceioense Lêdo Ivo, para mostrar que nossa capital tem lindas praias e grandes poetas. Este ano foi bom, recebemos mais turistas, novos hotéis, e a gastronomia se destacou como segundo motivo de viagem. E 2011 será melhor ainda para o setor, que é muito importante para a economia da cidade”, disse a secretária.