Se tem uma coisa que irrita e tira a paciência de qualquer cidadão é o trânsito engarrafado, seja em que horário for: de manhã, na hora do almoço, à tarde, à noite ou de madrugada.
Todos os grandes centros urbanos padecem desse problema que parece sem solução, pelo menos enquanto o automóvel for uma das paixões dos brasileiros.
Os especialistas enumeram várias causas para o quadro caótico e também apresentam as soluções mais criativas e bizarras, que vão desde rodízios por final de números de placas até pedágios em vias urbanas.
Na cidade de São Paulo, os veículos que têm o final de placas com o número 1 e 2, não podem transitar no dia de segunda; os de final 3 e 4, nas terças; os de 5 e 6, nas quartas; os de 7 e 8, nas quintas e os de final 9 e 0, nas sextas, sempre obedecendo o horário de restrição que é das 7hs ás 10hs e das 17hs às 20hs. Devido a esse rodízio imposto, muitas famílias compraram o segundo e até o terceiro carro, com finais de placas diferentes.
A criatividade do especialista não adiantou muito em relação a do povo.
Alguns culpam até o Presidente Lula pelos engarrafamentos, dizendo que ele facilitou o crédito para que qualquer pobre pudesse ter um carro zero. Absurdo!
Em Maceió, como na maioria de outras capitais, nota-se uma carência de política pública voltada para a solução do trânsito.
A avenida Fernandes Lima é tida como a vilã dos motoristas particulares e também dos passageiros que lotam os ônibus desde a madrugada.
A Via Expressa já não justifica este nome.
Várias ruas e avenidas ficam entupidas de carros parados sem que qualquer providência seja tomada para solucionar o problema de fluidez que se repete cotidianamente. O pior é que o motorista não tem muita alternativa a seguir, pois faltaram investimentos em projetos viários ao longo dos anos.
É muito carro para poucas vias!
E o problema cresce de forma geométrica, basta ver quantos veículos novos são emplacados diariamente em Maceió.
Pois bem!
O tema é amplo e polêmico, causando discussões em rodas de amigos tal qual o futebol e, sendo assim, que solução você daria para o problema de trânsito em nossa cidade e a que, ou a quem, você atribui o caos que vivemos no trânsito nosso de cada dia?