O ex-governador Ronaldo Lessa foi no mínimo indelicado ao admitir na entrevista ao jornalista Jonathas Maresia, aqui do Cada Minuto e uma das próximas estrelas do jornalismo alagoano, que o apoio do senador Fernando Collor afugentou eleitores.

Lessa disse que perdeu eleitor devido ao apoio do Collor, mas não é verdade. Deu-se exatamente o contrário; sem o apoio do Collor a derrota de Lessa teria sido por diferença mais elástica.

Querem a prova? Quantos votos o Lessa obteve no primeiro turno? 394 mil. E quantos votos o Collor obteve? 390 mil.

Logo, dos 700 mil votos que obteve no segundo turno apenas 394 são do Lessa – e isto com o apoio maciço de toda a estrutura do senador Renan Calheiros. Ou seja, desses 394 mil votos ainda tem que separar a cota de Renan – que não é pouca.

Os 500 mil eleitores que deixaram de votar no segundo turno são os eleitores que não concordavam com nenhum dos candidatos ao governo do Estado, outros não foram votar porque achavam que o governador Téo Vilela já estava reeleito e outros porque Lessa ia perder mesmo a eleição.

Outra prova são os resultados da eleição em Arapiraca e Santana do Ipanema, onde Renan e Collor jogaram pesados em favor de Lessa, mas a maioria do eleitorado não votou nem vota em Lessa – e, se não fosse a pressão do Collor e do Renan, a derrota de Lessa em Arapiraca e Santana do Ipanema teria sido ainda mais fragorosa.

Agora, se o Lessa disser que o prefeito Cícero Almeida e o deputado Marcos Barbosa desfizeram o plano dele para colocar em Maceió uma diferença superior a 20 mil votos – aí está correto, porque a diferença de apenas 2 mil votos, em Maceió, significou uma vitória do governador Téo Vilela.

Mas, para Lessa, a eleição não terminou. Depois de acusar o Tribunal Regional Eleitoral, o Ministério Público Eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral, o Superior Tribunal de Justiça, a Polícia Federal e os mesários, o candidato a governador anunciou que entrou com Ação contra o governador Téo Vilela para garantir no tapetão o que o eleitor negou nas urnas.

Faz parte do show. Todavia, é pouco provável que a sentença final dessa ação de Lessa saia antes do dia 32 de "oitembro" de 3 mil e 15!