Depois de tanto sofrimento nessa década, em que o CSA caiu duas vezes para a segunda divisão do Campeonato Alagoano e não conseguiu nada na terceira divisão do Campeonato Brasileiro, tendo até caído para a recém-criada quarta divisão, dá para acreditar no CSA?
Sou admirador do futebol e torcedor. Desde meus 13 anos de idade torço pelo Centro Sportivo Alagoano. Antes disso já frequentava os jogos do Botafogo da Paraíba. Morei em frente ao Almeidão em João Pessoa. Acho que é por isso que não abro mão de torcer no estádio. Tenho pena dos torcedores de Globo Esporte...
No auge da adolescência, o CSA foi o time escolhido quando cheguei a Maceió por várias razões, entre as quais o fato de que a quase totalidade da torcida alagoana é azulina, caracterizando-se como um bando de fanáticos. A torcida do CRB não enche nem um fusca.
Não vivi o auge do futebol do CSA na década de 80, quando foi vice-campeão da segundona do Brasileiro, mas vi a década de 90, em que o Azulão papou tudo quanto foi Campeonato Alagoano, ficou em boas colocações nas Copas do Nordeste e ainda chegou à final da Copa Conmebol.
Nesse período, vi que o futebol de Alagoas se diferenciava do futebol da Paraíba. A rivalidade em Maceió é absurda e uma derrota das “galinhas” quase equivale a um triunfo do Azulão. Além do mais, estádios lotados contra times de fora eram comuns. Vi o CSA bater no Vasco pelo primeiro jogo das oitavas-de-final da Copa do Brasil de 2000 com o Trapichão lotado de azulinos em pelo menos 80%. Vi um público de quase 30.000 pessoas contra o Talleres da Argentina, quando o Azulão meteu 4 a 2 na final da Conmebol.
Quando CSA caiu para a segundona do Alagoano pela primeira vez eu imaginei que o time se acabaria. E aí eu vi mais de 15.000 torcedores na partida final de uma segunda divisão! E esse ano vi o CSA renascer das cinzas. Lotando estádio em vários jogos e fazendo partidas heroicas no Nordestão e na Série D. Ficou em terceiro lugar no Campeonato do Nordeste e conseguiu voltar ao Campeonato Alagoano da primeira divisão.
Diante de tantas dificuldades, 2010 terminou sendo um bom ano para o CSA e para o futebol alagoano.
Além disso, o ASA fez bonito da série B e o CRB pelo menos não caiu. Com o CSA de volta ao Campeonato Alagoano, temos tudo para a realização de um campeonato disputado e com grande público.
É por isso tudo que eu acredito no CSA e no futebol alagoano. Minha camisa e bandeira já estão prontas. Que venha 2011!