O turismo de negócios em Alagoas esteve em ascensão durante o ano de 2010 e promete permanecer assim pelos próximos anos. Empresários, receptivos e turismólogos de Maceió trabalham com o objetivo de atrair ainda mais visitantes para o Estado. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) de Alagoas, o fluxo turístico em Maceió cresceu 15%, quase o dobro do que foi registrado em 2009, e neste verão mais longo, a expectativa dos profissionais é bastante positiva.

Para o presidente do Convention Bureau e vice-presidente da ABIH, Alfredo Rebelo, Alagoas tem forte vocação para o turismo, já que possui belas praias e uma boa variedade gastronômica. O principal trabalho desta entidade é captar ações e eventos para serem sediados no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso e em grandes hotéis da capital. Com o plano de marketing de 2011 traçado, o Convention já se programa para trazer mais turistas neste verão que será estendido até o carnaval do próximo ano, agendado para março.

“Estamos captando negócios para o turismo local a médio e longo prazos. Nossa expectativa é que até 2014 o Estado possa crescer ainda mais e aumentar as opções de lazer e turismo”, afirmou Rebelo, acrescentando que um dos fatores que mais o impulsiona a trabalhar captando ações para Maceió e Alagoas é a maneira que o governo do Estado tem concretizado a chegada de novos hotéis e, consequentemente, de mais empregos para os alagoanos.

Setor hoteleiro confirma dados positivos
Mesmo diante de um ano atípico que foi o de 2010 – com Copa do Mundo e eleições – os turistas não deixaram de vir para Alagoas. O diretor Comercial do Hotel Ponta Verde, Maurinho Vasconcelos, confirma as afirmações do presidente do Convention Bureau, Alfredo Rebelo. Segundo o diretor, a hospedagem do hotel cresceu cerca de 10%, em relação ao ano anterior.

“Todos os anos temos um movimento muito bom de hóspedes. E este ano, mesmo com os eventos programados, e a facilidade de o cliente viajar para fora do país, a nossa ocupação ficou acima dos 80%. Acredito que isso se deve à boa repercussão da cidade de Maceió no Brasil e no exterior”, revelou Maurinho Vasconcelos, que confia nas ações do governo do Estado e da Prefeitura de Maceió.

Há 30 anos fincado em alguns dos metros quadrados mais caros da capital, o Hotel Ponta Verde tem projetos de abrir novos empreendimentos no Litoral Sul de Alagoas. De acordo com o diretor, no próximo ano será lançado o Hotel Ponta Verde Praia do Francês, e em 2012, o Hotel Vila da Praia, também na badalada praia do litoral. Além destes, estão previstos mais 25 empreendimentos em várias partes do Estado.

“Os hotéis que estão chegando vêm para somar e trazer ainda mais clientes. A nossa intenção é a de sempre atender bem para que o cliente possa voltar para a sua cidade natal satisfeito com o atendimento personalizado que recebeu”, disse Maurinho Vasconcelos, acrescentando que, mensalmente, hospeda turistas vindos de São Paulo, Belo Horizonte, Rio Grande do Sul, Brasília e também da Argentina.

Litoral Sul é roteiro de muitos visitantes

A vinda de turistas de todo os cantos do Brasil e de boa parte do mundo agrada o fornecedor de receptivos Fernando Botelho, que faz passeios turísticos pelas piscinas naturais da praia do Francês e também da lagoa Mundaú. Há 20 anos margeando os arrecifes do Litoral Sul, o ‘Barco Cristal’ de Botelho já é considerado um dos preferidos dos visitantes pelo diferencial.

“O meu barco é o único da região que tem o fundo de vidro. Durante todo o passeio, os turistas podem ver o fundo do mar”, revelou. O transporte diferenciado da praia do Francês faz em média três passeios por dia e proporciona viagens quase que desconhecidas para cerca de 60 pessoas a bordo. A parceria que Fernando Botelho fidelizou com os receptivos de Maceió rende bons resultados e gera emprego para pessoas nativas.

Empresário Nado Freire aposta na culinária nordestina para atrair turistas
Segundo ele, oito pessoas trabalham em sua equipe exercendo as funções de guia turístico, condutor de barco, entre outras. No alto verão, Fernando sempre precisa contratar novos candidatos para trabalhar com o turismo durante a boa temporada. “O turismo do Litoral Sul sempre foi muito bom, mas este ano de 2010 foi muito melhor. O incentivo do governo do Estado na instalação de três novos hotéis no Francês irá contribuir, sem dúvida nenhuma, para o aumento do número de visitantes”, ressaltou o fornecedor de receptivos.

Restaurantes apostam no verão prolongado

Não é só a beleza natural do estado de Alagoas que os turistas buscam encontrar por aqui. A gastronomia local costuma atrair a gregos e troianos, tanto pela vasta opção de pratos, como pelo preço que, muitas vezes, cabe no bolso dos turistas. Natural de Arapiraca, o empresário Nado Freire, da Bodega do Sertão, aposta no sabor da culinária nordestina.

De acordo com ele, a Bodega do Sertão costuma receber turistas que vêm das regiões Sul e Sudeste do Brasil e voltam encantados com a gastronomia. “2010 para nós foi um dos melhores anos. Temos parceria com vários hotéis, recepcionistas e algumas entidades incentivadoras do turismo, que nos oferece bons resultados”, ressaltou Nado, que já está preparado para atender à crescente demanda de novos turistas.

A casa que tem um espaço reservado dentro do maior bule do mundo capacita e emprega cerca de 20% a mais na alta temporada. “Estamos todos prontos para atender os clientes de fora e também os grupos que gostam de realizar festas de confraternizações em nossa casa”, garantiu o empresário.