Alagoas mais uma vez mostra crescimento no segmento turístico, prova disso, é a aprovação na seleção do Projeto de Apoio ao Fortalecimento das Instâncias de Governança Regional – Costa dos Corais, do Ministério do Turismo - Mtur, que foi elaborado pela Associação dos Hotéis de Maragogi e Japaratinga (Ahmaja) com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL). Dos 40 projetos inscritos, apenas cinco foram selecionados, dentre eles: Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro.

O objetivo do Programa do Mtur é apoiar financeiramente, no valor de até R$ 50.000,00, os projetos de turismo elaborados pelas regiões turísticas que fazem parte dos 65 destinos indutores, assim colaborando para a ordenação, estruturação e a diversificação da oferta de serviços e produtos turísticos no Brasil.

Segundo o diretor de Qualificação, Capacitação e Promoção da Setur-AL, Renato Lobo, a execução do programa é norteado por diretrizes políticas e operacionais, como: a descentralização, integração e a gestão coordenada.

“Quando o projeto aprovado for executado em 2011, trará para a região muitos avanços: planejamento estratégico regional, ações estruturais do destino indutor Maragogi, além de diagnóstico de demanda de mercado e do Litoral Norte”, pontua Renato.

Projetos aprovados

Alagoas vem implantando projetos de programas específicos há quatro anos, com o recebimento de recurso federal do Mtur e do Fundeb, além de recursos próprios: em 2009 teve aprovado o projeto de apoio à comercialização para a região da Costa dos Corais; em 2008, o projeto de Mapeamento Cultural das cidades históricas de marechal Deodoro, Penedo e Piranhas; e em 2007 o projeto de mapeamento estadual de empresas e serviços turísticos, além da implantação pela Setur-AL do Projeto Caminhos do Futuro – de educação e turismo em escolas estaduais.