O terceiro navio da temporada 2010/2011, Bleu de France, aportou na quinta-feira, 25, em Maceió - é a segunda cidade do Nordeste a receber mais cruzeiros. As chegadas de cruzeiros marítimos movimentam a economia da capital e de Alagoas, além de influenciar diretamente vários segmentos que se beneficiam com o turismo. Receptivos, artesãos e taxistas, até os próprios turistas são beneficiados pelo turismo com a alta temporada e o crescimento do segmento nos últimos cinco anos.

De acordo com o comandante do navio Bleu de France, Augusto Neto, o cruzeiro passará por Maceió - que tem um grande potencial turístico e praias belas –, cerca de 40 vezes nessa alta temporada. Ele destaca ainda que dentre as praias mais bonitas do Nordeste está o Gunga. “Indico a todos, a praia é lindíssima”, assegura Augusto.

“Falando em ser beneficiado, eu sou um dos beneficiados com o turismo, trabalho nele desde 2004 e tenho muito orgulho da minha profissão. Supervisiono três grandes setores aqui dentro: o convés, as máquinas e o hotel, passo quatro meses trabalhando direto e folgo apenas dois, é sempre assim, então sempre que tem turista eu fico satisfeito’, afirma, Augusto.

Uma das passageiras do Bleu de France, Marinélia Soares, paraibana, ganhou o passeio da empresa que trabalha e disse que está adorando o cruzeiro. “Tudo o que vi até agora me deixou apaixonada e espero que Maceió também me apaixone com suas lindas praias”, alega.

Em cinco dias de cruzeiro, cada passageiro gasta em média, R$200,00 por dia segundo especialistas, mas Marinélia admite ter gasto em cada parada cerca de R$ 450,00.

Os artesãos também são beneficiados com a chegada de cruzeiros. Segundo Nazé Medeiros, artesã há 25 anos, diz que o turista gosta de tudo quando se fala de artesanato. “Peças de barro, filé, crochê, bonecas de pano, chaveiros e tudo o que poder ser lembrança, eles levam e nós ficamos felizes com o aumento das vendas, que crescem cerca de 40%, comparado ao período normal”, afirma comemorando.

Para os taxistas, a realidade não é diferente. De acordo com o taxista William dos Santos, a chegada dos navios melhora a renda familiar. “Nós fazemos um pacote com o grupo, no preço tabelado, o que muitas vezes excede o valor conquistado nas corridas diárias, os cruzeiros é uma forma de aumentar a renda mensal e ajuda muito”, assegura.

Já para os receptivos de Alagoas, os cruzeiros já vêm com venda garantida para a agência, seja de 20% dos passageiros ou mais. “É sempre muito bom a vinda de cruzeiros para Maceió, as agências vendem e ganham mais”, afirma o presidente do Grupo de Receptivos de Alagoas, Alfonso Dacal.

O navio – O Bleu de France é o único navio que faz a alta temporada inteira no Nordeste. Foi construído em 1981 na Alemanha, em 2008 foi reformado e decorado. Ele tem 200m de comprimento, 13 andares, capacidade para 1.500 pessoas, entre passageiros e tripulantes, três piscinas, SPA, cassino, salões de festa, shopping, biblioteca, internet wifi, bares em cada piscina, além de serviço all incluse.