O Festival de Turismo de Gramado tem como uma de suas tradições a entrega do troféu Amigos do Festival a profissionais que contribuem para o desenvolvimento do turismo. Nesta edição, a secretária municipal de Promoção do Turismo, Claudia Pessôa, foi homenageada com a honraria.

“Antes mesmo de ser secretária de Turismo, eu já participava do evento como agente de viagem, e sempre considerei este como um dos festivais mais profissionais. Agora, como secretária, nossa missão é promover Maceió no Festival de Turismo de Gramado que, mesmo com a perda da querida Silvia Zorzanello, continua profissional, agora sob a batuta de Marta Rossi e dos novos sócios do festival, Marcus Rossi e Eduardo Zorzanello. Este troféu é de toda a equipe de Turismo e do prefeito Cicero Almeida, que fazem o turismo de Maceió ser sempre destaque”, disse Pessôa.

Também receberam o troféu Amigos do Festival: Célio Saraiva, da Uneworld; Ivone Fávero, secretária de Turismo de Bento Gonçalves (RS); Cláudio Kroth, da CLM Operadora; Juarez de Aguiar, jornalista; Daniel Guijarro, da Accor; Marcela Cuesta, da Improtur/Argentina; Luiz Fernando Moraes, secretário de Turismo de Porto Alegre (RS); Nelson de Oliveira, diretor da SAA; e Valter Patriani, presidente da CVC Operadora.

O Festival de Turismo de Gramado terminou com balanço positivo: na comparação com o ano passado, o evento cresceu 14,5% em termos de espaço físico e 12% no número de visitantes, que ultrapassou a marca dos 13 mil.

“Neste ano nós tivemos a dificuldade de lidar com as emoções e de substituir o trabalho da nossa companheira. Mas uma grande vitória foi perceber que o trabalho da Silvia jamais poderá ser substituído, mas que vamos percorrer os caminhos já trilhados por ela”, disse Marta. Para o ano que vem, a expectativa é que o número de participantes chegue aos 15 mil.

O estande de Alagoas contou com a participação da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH) e da Secretaria de Estado de Turismo. Durante cinco anos, o chef Ivonaldo Pereira, conhecido como Nego, do restaurante Mama Pereira, de Japaratinga, é responsável pela gastronomia alagoana no evento. Para esta edição foram utilizados 12 quilos de filé de lagosta ao leite de coco e 10 quilos de filé de camarão para dar sabor ao risoto. A gastronomia alagoana agradou o público, e os embaixadores da Indonésia e Tailândia, que aprovaram os sabores do Estado.

Vitrine para 2.600 marcas, entre empresas e instituições, o festival é voltado, exclusivamente, a profissionais do trade turístico.