Alagoas passa por um bom momento no segmento turístico. Sempre com boa ocupação hoteleira nos feriados – acima dos 90%, aumento constante no fluxo de turistas – já bateu o recorde: até o mês de outubro de 2010 o número de passageiros desembarcados ultrapassou o número dos desembarcados durante todo o ano de 2009, os eventos já estão esgotados no Centro de Convenções para o próximo ano, e já estão previstos para 2011 mais de 50 voos charters de 14 cidades brasileiras, além dos vôos internacionais dos mercados tradicionais, como Argentina, Itália e Chile. O trade turístico de Alagoas se preparou durante o ano de 2010 para colher bons resultados nessa alta temporada.

“A mais movimentada de todos os tempos”, assim define a temporada 2010/2011, Alfonso Dacal, presidente do Grupo de Receptivos de Alagoas – Gral. O Grupo tem como principal ação nessa temporada, a qualidade dos serviços nos pontos de apoio e a segurança dos turistas em todo o estado.

“Já nos reunimos, no último dia 11, com a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis e com a cúpula da segurança pública para destrinchar os pontos a serem melhorados. Vamos nos reunir, ainda essa semana, com a Infraero para afinarmos com o aeroporto a chegada e saída de passageiros, além de reuniões que acontecerão antes da temporada, com: Sindicato dos Guias, Transportadores de Turismo, pontos de apoio e demais envolvidos, tudo isso, para oferecer um serviço de qualidade e tornar satisfatória a vinda dos turistas”, afirma Dacal.

Já para a presidente da Associação de Hotéis da Maragogi e Japaratinga (Ahmaja), Verginia Stodolni, desde que foi criada, há 11 anos, a Ahmaja teve em 2010 sua melhor atuação no que tange a divulgação do destino.

“Como fomos selecionados no projeto de apoio a comercialização, tivemos aporte financeiro para criação de material de divulgação, como: DVDs, panfletos, além da participação em eventos do segmento, como: famtour com operadoras nacionais, encontro de negócios com o trade, participação de feiras e eventos, assim como, as parcerias com o Ministério do Turismo, Secretarias de turismo estadual e municipais (Setur, Semptur e Sectur), além do Sebrae e da Associação Brasileira de Indústrias e Hotéis – ABIH”, explica Verginia.

“Esses fatores devem trazer resultados já nessa alta estação, com a elevação de taxa de ocupação dos associados, que por conseqüência atingirão um patamar de maior estabilidade financeira durante todo o próximo ano”, garante Verginia Stodolni,

De acordo com Adriana Franco, diretora administrativa da Associação dos Empreendedores de Turismo do Litoral Sul de Alagoas – Assert Sul, a temporada será muito boa e os preparativos estão voltados para cultura. “Já estamos programando o Festival de Verão, colocamos uma feirinha do artesanato para atender ao turista que vier ao litoral Sul e estamos preparando apresentações culturais”, afirma.

Já segundo dados da Associação Brasileira de Indústrias e Hotéis (ABIH-AL) a ocupação média nos hotéis será de 90% durante a temporada.

Segundo Tereza Bandeira, diretora executiva da ABIH-AL, alguns hotéis atingirão 100% e isso é resultado de um trabalho efetivo na divulgação do destino. “Em 2010 a ABIH realizou visitação, capacitações, workshops, eventos nos mercados emissores, como: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Cuiabá, Rio Grande do Sul, Londrina, entre outros, e o resultado dessa temporada será conseqüência dessas ações”, garante.

De acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens de Alagoas – ABAV- AL, essa temporada promete consolidar o destino Alagoas, que já vem sendo o segundo mais procurado do Nordeste, há alguns anos, pela operadora CVC. “Com o mercado aquecido e o trabalho realizado com capacitações e treinamentos, a ABAV só tem ótimas expectativas para essa alta estação”, declara Carlos Palmeira, presidente da ABAV.

Eventos - O Maceió Convention e Visitors Bureau têm como expectativa para a alta temporada 2010/2011 a melhor possível. Segundo Alfredo Rebelo, presidente do Maceió Convention, o MCVB tem direcionado esforços na captação de eventos e durante o ano de 2010 conseguiu captar uma quantidade significativa de eventos que serão realizados até 2014. “Portanto a partir de 2011, Alagoas já poderá colher resultados na captação de eventos, minimizando assim o período da sazonalidade acentuada, que acontecem nos meses de maio, junho e agosto”, assegura.

Para Alfredo, esse bom momento teve algumas contribuições, como: a urbanização da orla de Maceió, a abertura do Centro de Convenções, do aeroporto internacional, alguns saneamentos de bairros turísticos e a nova leva de empresas que se instalaram em Alagoas, aumentando a demanda de executivos e eventos de pequeno e médio porte nos hotéis.

Geração de emprego – A alta temporada traz também ótimas oportunidades de emprego, hotéis aumentam seus quadros de funcionários, receptivos contratam mais guias e operadores de receptivos.

Segundo Dacal, presidente do Gral, só a Transamérica está trazendo para o seu quadro de prestadores de serviços, mais de 10 guias de turismo e 5 funcionários para o setor de operação do receptivo.

Já segundo Verginia, da Ahmaja, a maioria dos estabelecimentos dobra seu quadro de funcionários para atender a demanda da alta estação. “Geramos no destino em média -neste período- mais de 1500 empregos diretos e 3000 indiretos”, afirma.

Para ABIH – AL todos os hotéis deverão aumentar seu quadro de funcionários no próximo mês.

De acordo com Carlos Palmeira, presidente da ABAV - AL, só na hotelaria haverá crescimento de cerca de 30% no quadro de funcionários.

Ações da Setur contribuíram para o desenvolvimento da alta temporada

Várias ações da Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas resultaram para fortalecer o destino. Sempre com participação e realização de workshops com agentes de turismo do Brasil e de mercados internacionais, eventos com operadoras nacionais e internacionais, captação de voos charter também em âmbito nacional e internacional, capacitação com profissionais do turismo, implantação de programas do Ministério do Turismo em cidades turísticas de Alagoas, como o programa de roteirização, além de programas realizados pela Setur, como as jornadas turísticas – que dia 19 acontece a última edição em União dos Palmares.

Segundo Danielle Novis, alguns dos últimos e significativos resultados apresentados são: o destino Maceió ser o segundo mais visitado por cruzeiros do Nordeste nesta alta temporada e o recorde do fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares – que até outubro de 2010 ultrapassou o número de passageiros no ano de 2009. “O aumento do fluxo de turistas é também resultado do nosso trabalho de captação de voos”, garante.

Artesanato e outros segmentos se beneficiam com a temporada 2010/2011

Com o bom movimento no Estado, vários segmentos são beneficiados com a alta no turismo, desde receptivos de turismo, artesãos, barraqueiros, até vendedores ambulantes, taxistas e tapioqueiras.

Segundo Danielle Novis, além dos segmentos que ganham com a temporada, o destino ganha ainda mais, já que o turista gosta e retorna nas próximas férias para passar mais tempo.

Para Sandro Xavier, presidente da Associação das Barracas da Orla, a expectativa para essa alta temporada é o crescimento nas vendas em mais de 40%. “Estamos acreditando que essa alta estação supra as dificuldades sentidas com o período das chuvas em 2010”, afirma.

Já a expectativa da artesã do Pontal da Barra, Adriana Albuquerque, é que as vendas cresçam mais de 50%. “Na alta temporada, compramos e fabricamos mais mercadorias, espero vender durante esses meses cerca de 10 mil reais”, vibra.

Dona Ivanilda Cruz, artesã e proprietária de uma barraca da feirinha da Pajuçara, diz ter excelente expectativa. “Estamos com o turismo alavancado, temos grandes números de hotéis, muitos eventos e com isso espero crescimento de 80% nas vendas”, diz.