A Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas – Setur/AL, junto com representantes da segurança pública e representantes de receptivos alagoanos, se reuniram hoje (11), às 10h, na Setur, para discutir estratégias e ações de segurança para o turismo.

Dentre os assuntos, foram pontuados ações em quatro regiões: litoral Norte, litoral Sul, Maceió e Rota do Sertão. No litoral Norte foi tratado: a fiscalização no acesso à São Miguel dos Milagres, retomada da Operação Asfixia e a implantação de barreiras noturnas.

Em Maceió, as questões levantadas foram: Realocação da Delegacia de Proteção ao Turista, policiamento nos mirantes, policiamento na praia da Avenida e no Pontal da Barra, e ainda, a implantação de câmeras de segurança nas praias da capital.

No litoral Sul foi solicitada uma atenção maior aos bombeiros, como solicitação de equipamentos de sinalização, bóias, capacitação aos guias de turismo sobre primeiros socorros, além do policiamento no Coqueiral no Francês. Já na rota do sertão foi solicitado um policiamento no trecho que liga Piranhas a Arapiraca.

Para o comandante geral da PM, Dário Cesar, a melhor forma de alavancar os pontos discutidos em reunião é trabalhar com foco. “Precisamos direcionar as ações de policiamento preventivo, trabalhar otmizando recursos, assim fortalecemos nossas parcerias”, garante

Estavam presentes representantes do turismo, como: Tropicana Turismo, WS Turismo, Transamérica, Transalagoas, Costa Azul, Aeroturismo e o GRAL – Grupo de Receptivos de Alagoas. Representando a Policia Militar estava o comandante geral, Dário Cesar, e outros representantes, da Policia Civil estava a delegada Luci Mônica Rabêlo, dos Bombeiros, compareceu o comandante Josivaldo Almeida, e representando o GRAL estava o presidente da Associação, Alfonso Dacal.

O objetivo desse encontro é reestruturar a segurança no turismo de Alagoas para fortalecer o destino e aumentar o fluxo de turistas nas próximas temporadas.

Segundo Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo, o encontro foi firmado com os atores de cada setor para que a discussão pudesse englobar todos os pontos que eram necessários a serem levantados. “A reunião foi um encontro que deu resultado, agora, os próximos passos dependerão das ações de cada setor que se comprometeu, estou confiante”, comemora.

Já para Alfonso Dacal, presidente do Gral, “com a melhoria na segurança, o destino e o turista só têm a ganhar, o destino, porque seguro, receberá mais turistas, e o turista porque usufrui de tudo que temos a oferecer sem receio e ainda divulga nosso Estado, assim, todos nós ganhamos”, assegura.