Representantes dos setores públicos ligados ao turismo no Brasil e Espanha apresentaram nesta terça-feira (30), em Madri, ações de prevenção à exploração sexual infanto-juvenil no setor. O debate fez parte do 2º dia do Seminário Brasil/Espanha, promovido pelo Conselho Nacional do Sesi, que é voltado para a classe trabalhadora dos dois países.

 

 

Segundo o subdiretor de Cooperação e Competitividade Turística do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo da Espanha, Horácio Díaz Del Barco, uma das principais ações é a divulgação do Código de Ética da Organização Mundial do Turismo (OMT) nos equipamentos turísticos, em especial, os hotéis.

 

 

“Nos próximos meses, iremos sensibilizar 30 mil funcionários da rede Solmeliá em todo o mundo, resultado de uma parceria com o Unicef. É uma conquista”, afirmou. O subdiretor também destacou que o governo espanhol promove a campanha de sensibilização “No hay escusas” (Não há desculpas) e participa de fóruns e feiras, a fim de mobilizar o setor. A próxima será a Feira Internacional de Turismo de Berlim, em março.

 

 

A representante do Ministério do Turismo (MTur), Elisabeth Bahia, apresentou o programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), o qual ela coordena e tem foco na prevenção dos casos de exploração sexual de crianças e adolescentes. Por meio do projeto Inclusão Social com Capacitação Profissional, o TSI formou, desde 2008, 2,4 mil jovens em cursos profissionalizantes de turismo, como recepcionista, bartender e monitor.

 

 

“Nós realizamos parcerias com secretarias de turismo, associações e ONGs e selecionamos jovens em situação de vulnerabilidade social. Ajudando-os a ingressar no mercado de trabalho, contribuímos para que eles não sejam explorados”, afirmou.

 

 

Durante os cursos, que têm duração de cinco meses, em média, “os alunos têm disciplinas sobre empreendedorismo, sexualidade, gravidez precoce, cidadania, dentre outros. Além do acompanhamento de psicólogos e pedagogos”, acrescentou.

 

 

Desde sua criação, o TSI também formou 853 multiplicadores nas 27 unidades da federação. Os multiplicadores são pessoas aptas a disseminar conhecimento, por meio de palestras e seminários, com intuito de aumentar a sensibilização sobre o tema no país.