Antes de falar sobre o presidente Lula, que não veio a Alagoas apesar dos apelos dramáticos e até patéticos que recebeu, eu faço um parêntesis para falar sobre as pesquisas eleitorais.

O procurador eleitoral Rodrigo Tenório tem razão quando sustenta que as pesquisas eleitorais servem para enganar o eleitor e o “doador de campanha”, ou seja, servem para alavancar candidato ruim de voto ou de bolso.

Não são todas as pesquisas, claro, pois toda regra tem exceção.

A eleição este ano tem essa finalidade extra – além de derrotar candidatos, também vai derrotar alguns institutos de pesquisas que agem de má-fé ou, então, aplicam metodologia errada para aferir as intenções de votos.

Há casos escabrosos que serão revelados após a eleição e que envolve um conhecido instituto de pesquisa – que vende resultados falsos.

Contaram-me um caso ocorrido antes da eleição em 2006, que é de estarrecer. Um aliado, hoje adversário, chegou para um candidato majoritário e propôs que pagasse a um instituto de pesquisa que lhe colocava nas alturas – e o candidato se negou alegando que era desonestidade e que ele não precisaria usar de fraudes para se eleger.

Aí, upara não perderem a viagem, foram oferecer a mesma pesquisa para o adversário – que foi na onda e pagou pelo blefe. Ele viveu alguns dias de glória, com a pesquisa fraudada lhe colocando lá em cima e eleito, e quando contaram as urnas veio a decepção. Perdeu feio.

Pois, caros internautas, isso vai se repetir na eleição este ano. A diferença é que, desta vez, esses instituto vão ser desmoralizados de vez.

(Fechando o parêntesis)

Cabeça, o Lula vem? Agora venha.

Quem acompanha o blog leu com antecedência quando dissemos que o presidente Lula não viria a Alagoas. E eu nunca escrevi que o Lula não viria a Alagoas para não ser fotografado ao lado do senador Fernando Collor, porque essa é desculpa esfarrapada.

Trocando em miúdos: é mentira.

Basta acessar o Google e clicar em “imagens” e pronto: centenas de fotos do Lula com o Collor vão aparecer. Logo, a versão de que o Lula não veio a Alagoas por causa do Collor é mentirosa.

Na sexta-feira, o Lula estava sozinho em Recife. Ficou por lá zanzando das 14 às 19 horas e, mesmo sem a Dilma, não veio a Maceió.

E não veio porque o candidato do coração do Lula é o Téo. E o Lessa é o candidato da boca prá fora – e, ainda assim, como relatou a jornalista Cristina Lobo, da Globo News, muito constrangido.

É isso; o Lula confidenciou que pediu voto para Lessa constrangido.

Mas, só as urnas vão dizer quem está com a razão. Só uma coisa é certa: alguns institutos de pesquisas vão ser desmoralizados,  e isso é mais certo que beiço de bode.