A Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur/AL) dá continuidade a Oficina do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável - PDTIS. Dessa vez, a oficina acontece na região do Costa dos Corais, nesta quinta-feira, 14, às 8h, na Pousada Albacora, em Japaratinga, com a presença de técnicos da Setur e do Ministério do Turismo, além de representantes dos municípios da região.

Segundo o diretor de Produtos da Setur, Jair Galvão, o objetivo da oficina é apresentar o diagnóstico do polo turístico, discutir questões críticas e cenários para o plano de ação baseado no PDITS elaborado em 2002, que será reestruturado para atender às exigências do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo - Prodetur Nacional – em Alagoas.

Dentro da programação estão debates, apresentação do Plano de Trabalho e diagnóstico da região. Além da discussão sobre os quatro componentes de ações financiáveis pelo Prodetur: comercialização, gestão sócioambiental do produto turístico, fortalecimento institucional e infraestrutura.

De acordo com secretária do turismo de Alagoas, Danielle Novis, a realização do PDTIS se faz necessário para o crescimento e desenvolvimento do turismo no estado. “Seja na capital, no Litoral Norte ou Litoral Sul, é preciso estudar a região e diagnosticar as necessidades de cada local, para que possamos acessar recursos do governo federal destinados à estruturação dos destinos turísticos”, explica.

O Plano – O Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável já realizou três oficinas dentro do programa em Alagoas, foram na região das Lagoas e Mares do Sul. Agora, iniciou o processo da 4ª edição do programa e 1ª, desta fase, da região Costa dos Corais.

A apresentação do PDITS é uma das exigências do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), realizado pelo MTur, e tem como objetivo, nesta fase, apresentar a versão preliminar do plano para o Polo Costa dos Corais.

Para outras informações, ligue: (82) 3297-1188