O Encontro realizado pela Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas com apoio do Sebrae-AL discutiu os novos aspectos e produtos do turismo no estado. Intitulado “Jornada Turística”, o evento que encerrou no município de Piranhas, dia 6, trouxe grandes resultados para a região turística dos Caminhos do São Francisco.

Em Piranhas – último município a ser visitado – o encontro foi realizado no mirante da Chesf e contou coma participação de empresários da região, secretários municipais de turismo, do Sebrae, grupo gestor do APL Caminhos do São Francisco, associações, institutos, comunidade, além de representantes da EMSETUR – Empresa Sergipana de Turismo.

A programação contou com debates, casos de sucesso e palestras, entre os palestrantes estava Luiz Cláudio Melo, da Associação do Trade Turístico de Maragogi e Japaratinga - AHMAJA, que compartilhou um caso de sucesso do associativismo da Costa dos Corais, abordando os desafios e soluções para o contínuo fortalecimento cooperativo entre os empresários. Assim, depois de dúvidas e soluções citadas, a AHMAJA disponibilizará seu estatuto, regimento interno e formato de manutenção da associação para ser utilizado como exemplo.

De acordo com Jair Galvão, diretor de produtos da Setur-AL, uma das palestras que merecem destaque foi a realizada por Enzo Arns, coordenador do programa ‘Vai Brasil’ e ‘Viaja Mais Melhor Idade’ do Ministério do Turismo e da Braztoa (Associação dos Operadores de Turismo). “Além das explanações sobre os programas nacionais dos quais a região Caminhos do São Francisco irá participar, Enzo solicitou o envio do portfólio de produtos turísticos da região para que seja disponibilizado aos operadores associados à Braztoa”, explica.

Evento abriu portas para novos roteiros integrados entre AL e SE

Como estavam presentes representantes do Governo de Alagoas e Sergipe, durante o episódio foi dado início a uma discussão sobre projetos e iniciativas para o desenvolvimento turístico da região que é comum aos dois estados.

Para Jair, os centros de debates entre os estados foram: roteiros integrados, projetos estruturantes e ações comerciais conjuntas. “Houve um resgate de iniciativas e propostas desenvolvidas nos últimos anos que serão compilados pelos dois estados e convertidos em um portfólio de produtos turísticos. Depois será enviado para a Braztoa para ser apresentado aos seus associados na ABAV – Feira das Américas”, conta.

Um novo encontro será definido para construção de um cronograma de ações compartilhadas entre Alagoas e Sergipe com foco no Baixo São Francisco: ‘O rio que nos separa e nos une ao mesmo tempo’.

Para a secretária executiva do Grupo de Receptivos de Alagoas - GRAL, Ana Rogato, a proposta desta nova associação de fortalecer os destinos, agregar novos receptivos que se insiram nos critérios do GRAL e contribuir com o trabalho da Setur-AL em desenvolver e comercializar novos produtos turísticos, em especial a região dos caminhos do São Francisco, é uma ótima oportunidade para o turismo alagoano.

Um encontro do GRAL com receptivos da região para estabelecimentos de parcerias comerciais será definido após a feira das Américas – ABAV 2010, que acontece entre os dias 20 e 22 de outubro, no Rio de Janeiro.

Segundo a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Danielle Novis, a Setur-AL já realizou alguns encontros nos municípios turísticos de Alagoas, desde 2007. As Jornadas Turísticas, como denominou o projeto, são uma continuidade desse trabalho com os municípios, com o apoio do APL, que tem participação no processo junto à Setur nas políticas para a regionalização do turismo no estado.

“Fizemos um balanço das conquistas do turismo alagoano, assim como identificamos novas oportunidades para que as ações nas regiões tenham continuidade nos próximos anos. Temos diversos projetos nos municípios e estamos visando o impacto do turismo nessas comunidades”, explica Danielle.

JORNADA TURÍSTICA

O encontro realizado pela Setur-AL em apoio com o Sebrae iniciou no dia 28 de setembro e finalizou no dia 06 de outubro. Foram atendidas as regiões de Lagoas e Mares do Sul, Costa dos Corais, e Caminhos do São Francisco.