Caso se eleja governador, o primeiro compromisso de Ronaldo Lessa com o senador Fernando Collor é criar uma secretaria para o deputado estadual Dudu Holanda – que seria (ou será?) a Secretaria da Juventude.

O objetivo é devolver o mandato ao deputado Cícero Ferro – que não se reelegeu. Essa informação circula na cidade, mas a coligação de Lessa nega peremptoriamente quando afirma que não houve exigência nenhuma por parte de Collor.

- “Isso é invenção do lado de lá” – disse um expoente da oposição referindo-se ao adversário.

Mas, e se isso vier acontecer faz parte do jogo da política; não há nada de inusitado no processo político.

Collor explicou que a sua decisão de apoiar Lessa deveu-se primeiramente ao fato de estarem no mesmo palanque da candidata Dilma Rousseff, e depois pela coincidência das propostas de governo com o seu programa – caso tivesse sido eleito.

Não se pode menosprezar o poder do senador Fernando Collor, ainda que muitos analisem seu eleitorado como formado por “apaixonados e fiéis”. Em Maceió, o eleitorado de Collor mora na mesma casa do eleitor do prefeito Cícero Almeida.

E, também, não se pode menosprezar o poder de Lessa, ainda que muitos advoguem que “perdeu o discurso” que o embalou e o elegeu governador em 1998.

Mas, o jogo recomeçou e cabe recapitular Laing – quando disse: “Política é tirar bom proveito de um mau negócio”.