Após cumprir uma pena de oito anos por causa de um crime na cidade Iracemápolis, o volante Chicão, ex-Guarani e Botafogo-SP, saiu da prisão e espera ter uma nova chance na sociedade através do futebol.
Elogiado por Vanderlei Luxemburgo em 2001, o atleta quase acertou sua transferência para o Corinthians, mas ao contrário de seguir o mesmo caminho do goleiro Doni, do meia-atacante Leandro, do atacante Robert e do lateral Jadílson, seus ex-companheiros de clube, o volante acabou sendo preso sob acusação de autoria em um homicídio.
No último dia 25 de agosto, Chicão ganhou a liberdade condicional e foi ao time de Ribeirão Preto pedir uma nova chance. "Eu me arrependo pelo que fiz e já paguei. O que eu quero agora é recomeçar a minha vida e voltar a fazer o que eu mais gosto", disse o volante, hoje com 31 anos.
Vida na cadeia
Nos últimos oito anos, Chicão cumpriu pena no Centro de Ressocialização de Limeira. Depois, foi transferido para o Centro de Detenção Provisória de Piracicaba e seguiu para o presídio de Guareí. Depois, foi transferido para Hortolândia, onde cumpriu parte da pena de 16 anos em regime semiaberto. No cárcere, o atleta procurou se cuidar e sempre alimentou o sonho de voltar ao futebol.
"Na prisão eu jogava muito futebol de salão. Fui logo formando o meu time com os melhores e o tempo todo sonhei com um recomeço profissional", disse o jogador, agora convertido pela igreja evangélica. Negando qualquer participação no crime durante o processo, Chicão não gosta de falar sobre o assunto. Perguntado se a família da vítima já havia o perdoado, ele afirma que o tempo lhe trouxe o perdão.
"Acho que me perdoaram. Encontrei Deus e sei que as pessoas me perdoaram. Errei e quero recomeçar minha vida e jogar futebol até quando der", afirmou. Atualmente, o delegado que cuidou do caso, Paulo César Hadich, é vereador na cidade de Limeira pelo Partido Socialista Brasieiro (PSB).
O ex-clube de Chicão foi desclassificado da Série D e agora só volta a jogar no Campeonato Paulista. O clube prometeu abrir espaço ao jogador caso ele não consiga um time até lá. Além de Botafogo e Guarani, o atleta também defendeu Confiança-SE, XV de Piracicaba, Flamengo-SP e Inter de Limeira.
Ficha de Chicão:
Nome: José João de Jesus, conhecido como Chicão
Posição: Volante
Peso: 80kg
Altura: 1,68m
Nascimento: Tobias Barreto/SE, em 17/2/1979
Clubes: Confiança-SE, XV de Piracicaba, Guarani, Flamengo-SP, Botafogo-SP e Inter de Limeira.